Numa altura em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) anuncia uma taxa de inflação de 9,1 por cento, em julho, a Associação de Defesa do Consumidor deixa conselhos que ajudam a controlar os custos dos bens essenciais.
No que se refere aos combustíveis é aconselhado que desligue o motor do carro sempre que a paragem seja superior a um minuto; que fique atento à pressão dos pneus pois quanto mais baixa maior é o consumo; que limite o uso de ar condicionado; que reduza os pesos a transportar e que utilize a viatura apenas nos percursos indispensáveis.
No caso da eletricidade. É sugerido que olhe para a fatura e que avalie a tarifa bi-horária, pode compensar. A Deco recorda que a tarifa regulada fica mais barata do que o mercado liberalizado. Neste contexto recomenda que desligue os aparelhos elétricos da tomada quando está fora de casa e quando sair de uma divisão apague as luzes. Se tiver ar condicionado, a temperatura adequada é de 25 graus. Evite abrir o frigorífico sem necessidade e desligue o forno elétrico antes do cozinhado ficar pronto.
Para diminuir o consumo de gás, procure o fornecedor com o preço mais baixo, diminua a temperatura do caudal do esquentador e ao cozinhar desligue o lume antes de ficar pronta a refeição.
No consumo de água pense cada vez que precisar de abrir a torneira; instale redutores de caudal, incluindo nos chuveiros; opte pela dupla descarga no caso do autoclismo; não deixe a água a correr quando lava os dentes ou a louça e faça lavagem na máquina de roupa apenas com carga completa. Recolha a primeira água do duche até chegar a água quente. "Esta água pode ser utilizada para uma descarga de autoclismo, para encher um balde para lavar o chão ou até para regar as plantas".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com