A exposição "Convento do Carmo, de Moura a Lisboa" está patente ao público até ao dia 15 de março do próximo ano, no Museu Arqueológico da capital portuguesa. Segundo a Câmara Municipal de Moura, esta mostra "resultou da parceria estabelecida entre as investigadoras responsáveis pelo projeto arqueológico do Convento do Carmo de Moura - Rute Silva e Vanessa Gaspar - e a Associação dos Arqueólogos Portugueses."
A Biblioteca Municipal de Beja recebe hoje, 21 de novembro, às 19h00, a iniciativa "Há poesia no jardim", que conta com a presença da autora de teatro, televisão, rádio e cinema, atriz e apresentadora Ana Zanatti. Nesta tarde de quinta-feira, Ana Zanatti fala com Elsa Ligeiro sobre o seu percurso literário, bem como do seu primeiro livro de poesia "As Trapezistas".
A exposição “Até ao presépio pelas minhas mãos!”, da autoria de Alexandra Santos Rosa, está patente ao público no Museu Municipal de Vidigueira, entre hoje, dia 19 de novembro, e 7 de janeiro de 2025. A inauguração desta mostra está agendada para as 17h00.
O Doc’s Kingdom - Seminário Internacional de Cinema Documental arranca esta terça-feira, dia 19, e termina no sábado, 23, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira. O programa desta iniciativa inclui filmes, debates, instalações, performances sonoras e sessões de escuta, "entre outras atividades para repensar o cinema documental a partir da perspetiva do som", sublinha a Câmara Municipal.
A exposição de desenho e escultura "O perfil e a matéria", da autoria de Nogueira Lopes, pode ser visitada nas Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel até ao dia 4 de janeiro.
O Musibéria, em Serpa, recebe este sábado, dia 16, a partir das 18h30, o espetáculo de dança contemporânea "Res íntima: el órgano de la podredumbre blanca", de Irene Ducajú Mayans. Esta proposta tem uma duração de 20 minutos e no final há uma conversa com o público presente no auditório.
A exposição de desenho e escultura "O perfil e a matéria", de Nogueira Lopes, está patente entre hoje, dia 15 de novembro, e 4 de janeiro de 2025, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel. A inauguração desta mostra está marcada para as 18h00.
"Meu amor quem sabe um dia" é o nome da peça de teatro musical da Companhia Arte Pública que é reposta nesta quinta-feira, dia 14, no Pax Julia - Teatro Municipal de Beja, às 15h00, para as escolas e, às 21h00, para o público em geral. Está programado, igualmente, para as 19h00, o lançamento do CD com os temas que compõem a peça de teatro que "lembra o que se passou na ditadura em Portugal para que a memória não se perca".
Rui Cambraia venceu a nona edição do Concurso de Fotografia Património (I)material do Concelho de Serpa com a fotografia intitulada "Pesca". O pódio ficou completo por Carlos Pereira (Monte de Santa Iria) e Sónia Farinha. Ao todo, nesta edição, participaram 30 concorrentes, 28 na categoria de maiores de 18 anos e dois na categoria de menores de 18 anos, com um total de 90 fotografias.
A exposição de artes plásticas "A Palavra não Confina", da autoria de Jorge Serafim, está patente ao público na Galeria Ao Lado do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) entre hoje, dia 11 de novembro, e 31 de dezembro. A mostra é inaugurada esta segunda-feira, pelas 16h30, no âmbito dos 45 anos daquela instituição de ensino superior da cidade.
A exposição de pintura Santas Cruzes e Jordões, de Andrew Smith, está patente ao público no Museu do Cante Alentejano, em Serpa, até ao dia 31 de dezembro.
O Pax Julia - Teatro Municipal de Beja recebe este sábado, dia 9, pelas 15h00, as comemorações dos 75 anos da fundação da Escola Industrial e Comercial da cidade. Trata-se de uma iniciativa que celebra “a rica história e as conquistas da escola ao longo dos anos, mas, também, destaca o talento e a criatividade dos nossos artistas.”
O Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe hoje, dia 9 de novembro, o encontro "Grupo Coral de Odemira Co(m) vida Vozes do Cante", pelas 15h00. Esta iniciativa assinala os 10 anos da inscrição do cante alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Este espetáculo é promovido pela Associação Grupo Coral de Odemira, com o apoio da Câmara Municipal.
Prossegue esta sexta-feira, dia 8, a 24.ª edição da Feira do Livro de Ourique, na Praça Padre António Pereira. O dia de hoje fica marcado pela realização da sessão de contos intitulada "Estendal de estórias", conduzida por Márcia Gamito, na Tenda do Livro e pela conversa com o autor Francisco Moita Flores, pelas 19h00.
A exposição de fotografia "Só Me Lembro das Saudades", de José Manuel Costa, pode ser visitada na Galeria de Exposições do Castelo de Beja até ao dia 24 de dezembro.
Está a decorrer até esta quarta-feira, dia 6, no Pax Julia - Teatro Municipal de Beja, a 25.ª edição da Festa do Cinema Francês, iniciativa organizada pela produtora Jangada, em colaboração com a Embaixada de França em Portugal, o Institut Français e a Alliance Française.
O livro "Não deixem que esta luz se apague" é apresentado hoje, dia 4 de novembro, a partir das 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Beja José Saramago.
Tem lugar este domingo, dia 3, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o concerto EnCanto Sinfónico, um espetáculo que assinala o 10.º aniversário da inscrição do cante alentejano na lista representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Esta iniciativa é apresentada pela Câmara Municipal de Serpa em conjunto com o Museu do Cante Alentejano. Esta iniciativa tem o alto patrocínio da Presidência da República.
A Câmara Municipal de Ourique promove a terceira edição do ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, no Cineteatro Sousa Telles, em Ourique, entre hoje, 2 de novembro e o dia 17 deste mês. A entrada é livre mediante a disponibilidade de lugares naquele espaço cultural.
O encontro Cenas de Novembro, iniciativa cultural organizada pela Baal17 - Companhia de Teatro, realiza-se no Cineteatro Municipal de Serpa pelo 10.º ano consecutivo. Neste evento têm lugar sete espetáculos apresentados por várias companhias de Norte a Sul do País dirigidos a diferentes públicos.
A partir desta quarta-feira, 30 de outubro, e até 6 de novembro, o músico alentejano António Bexiga, do projeto RAIA, junta a sua viola campaniça às artes digitais do artista visual Mika, bem como ao Kantele, instrumento de cordas tradicional da Finlândia de Osmo Hakosalo, numa residência artística em Oulu, no Norte da Finlândia.
Colóquios, exposições, concertos, missas cantadas celebram os 10 anos do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO anunciou, na Casa do Alentejo, em Lisboa, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, referindo-se a esta forma de cantar como um “ícone da cultura e identidade”.
A exposição "Um século de Portugal: Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto" está patente ao público no edifício dos Paços do Concelho de Aljustrel até ao dia 8 de novembro.
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e a ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo estão a promover a segunda edição do Prémio Literário Infantil e Juvenil. “Alterações climáticas - Uma mensagem climática do futuro” é o lema central desta iniciativa, "tendo em conta a crescente emergência climática que é primordial para que as gerações mais jovens se posicionem e emitam opinião relativamente a este problema.”
A cerimónia de entrega da quarta edição do Prémio Literário Joaquim Mestre é realizada hoje, dia 26 de outubro. Nesta data é entregue o prémio ao vencedor e efetuado o lançamento do livro "Inventor de esquecimentos", da autoria de João Carlos Costa da Cruz, com o pseudónimo António Canteiro, o distinguido deste ano. A sessão começa às 16h00, na Biblioteca Municipal de Beja.
O Pax Julia - Teatro Municipal de Beja recebe este sábado, dia 26, pelas 21h00, o concerto com o Coro das Mulheres da Fábrica, no âmbito da quinta edição do Festival das Marias, iniciativa da responsabilidade da Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC).
A Câmara Municipal de Odemira celebra este sábado, dia 26, o Dia Municipal para a Igualdade. Para assinalar esta data, o Município agendou para hoje a entrega de prémios do concurso literário sobre a igualdade de género "As Três Marias" e a projeção do documentário "Novíssimas Cartas Portuguesas", da realizadora Irina Pampim. As comemorações arrancam às 15h00, no Quintal da Música.
A 20.ª edição do Festival Terras sem Sombra decorre entre hoje e amanhã, dias 26 e 27 de outubro, em Sines. Esta noite, pelas 21h30, tem lugar no Centro de Artes, o concerto do ensemble sérvio Aratos Trio: “From Serbia With Love: Música para o Novo Milénio”, considerado "um dos mais vibrantes e inovadores grupos de música no panorama da música atual em Belgrado."
A exposição "Montado - Geografia em Mutação" pode ser visitada entre hoje, dia 25 de outubro, e 5 de janeiro de 2025, no Museu da Luz, em Mourão. Esta mostra apresenta alguns trabalhos feitos pelo artista plástico e arquiteto Bruno Melo.
O Festival das Marias, iniciativa da Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC), sugere para esta sexta-feira, dia 25, à noite, pelas 21h00, o espetáculo "Cuadernos de Duelo", no Pax Julia - Teatro Municipal de Beja. Esta peça é apresentada Pelo Viento Sur Teatro.
Esta quinta-feira, dia 24, pelas 19h00, a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago celebra os 100 anos do nascimento de António Ramos Rosa, poeta e crítico português natural de Faro. Elsa Ligeiro coordena esta homenagem inserida na iniciativa "Há Poesia no Jardim".
O concerto da Banda da Força Aérea realiza-se esta quinta-feira, dia 24, no Pax Julia - Teatro Municipal de Beja. O espetáculo assinala os 60 anos da Base Aérea N.º 11 e está marcado para as 21h00. O cantor Buba Espinho e o grupo dos Cantadores do Desassossego participam como convidados especiais.
O fanzine "A Armação", do autor Daniel Silvestre, coeditado pela Bedeteca de Beja e pelo Centro de Língua Portuguesa Camões IP, em Bruxelas, recebeu o Prémio Melhor Fanzine ou Publicação Independente, no Festival Amadora BD.
A terceira edição do Festival Futurama, que terminou no dia 12 deste mês em Beja, contou com a presença de 35 artistas e coletivos, 22 eventos, 16 espaços e mais de 2.800 pessoas. Os números foram divulgados pela organização desta iniciativa.
A escritora Teolinda Gersão vai estar à conversa com Maria Luísa Francisco esta segunda-feira, dia 21, na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago. Este encontro realiza-se a partir das 19h00 e insere-se no âmbito da iniciativa Grandes Nomes da Literatura Portuguesa que assinala os 150 anos da fundação daquele espaço cultural da cidade.
A Galeria de Arte da Escola Secundária de Castro Verde tem patente, até ao final deste mês, a exposição "Tão Certo Como a Feira de Castro". Nesta mostra é possível ver um conjunto de painéis informativos, fotografias e memórias de várias gerações.
O espetáculo da Pulsar - Companhia do Corpo de Marco Santos realiza-se este sábado, dia 19, no Musibéria, em Serpa. "Neste encontro, o público tem a oportunidade de mergulhar no processo e linguagem criativos" deste grupo de criação multidisciplinar.
O auditório do Centro Unesco de Beja recebe esta noite, dia 18, o concerto do grupo Modas C' Sotaqui para cantar 50 anos de 25 de abril. o espetáculo começa às 21h00.
A partir das 19h00 desta sexta-feira, dia 18, a Biblioteca Municipal de Beja recebe uma conferência, moderada por Eduardo M. Raposo, do Centro de Estudos Documentais do Alentejo - Memória Coletiva e Cidadania (CEDA), no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na cidade. Nesta iniciativa é debatido o tema "Jornalismo livre no final do Estado Novo".
Na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago tem lugar hoje, dia 17 de outubro, pelas 19h00, o clube de leitura sobre o livro "A liberdade é uma luta constante", da autora Ângela Davis. Esta sessão é conduzida por Adriana Ciccaglione e Ana Serrano.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com