Voltar

Atualidade

Cuba assinala aniversário do Museu Literário Fialho de Almeida

Atualidade

Cuba assinala aniversário do Museu Literário Fialho de Almeida


Neste mês celebrou-se o segundo aniversário do Museu Literário Fialho de Almeida, e o Município de Cuba apresenta a reedição dos contos do escritor, numa iniciativa a ter lugar naquele espaço, hoje, a partir das 18h30. A autarquia, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, decidiu promover a reedição das obras do escritor Fialho de Almeida, começando pela publicação do seu primeiro livro de Contos, que data de 1881.

João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, sublinha que, “há muito esgotado, este livro agora reeditado, é um dos livros onde Fialho de Almeida coloca mais alma, sinceridade e vida. Surge com uma forte componente humanitária e uma enorme inundação de imagens urbanas e rurais, sobretudo paisagísticas, que nos retratam a realidade quase como se a pudéssemos ver e sentir, servindo-se para isso de um vocabulário opulento, sonoro e vibrante, o que ilustra muito bem o seu talento linguístico e imaginativo”.

Acrescenta que, “é intenção do Município de Cuba continuar a reeditar as obras de Fialho de Almeida, para que os leitores possam progressivamente descobrir o escritor nas suas variadas facetas, pela multiplicidade de olhares que nos apresenta, oscilando entre a virulência do crítico e a sensibilidade do artista em busca de um ideal de perfeição”.

O museu foi inaugurado a 10 de junho de 2019, e a iniciativa do seu 2º aniversário irá contar com intervenções de João Português, presidente da Câmara de Cuba, de António Cândido Franco, Professor de Literatura e Cultura Portuguesas na Universidade de Évora e de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo.


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.