Voltar

Atualidade Atualizado com entrevista

Cuba: apoia "famílias empresas e instituições do concelho"

Atualidade Atualizado com entrevista

Cuba: apoia "famílias empresas e instituições do concelho"


A Voz da Planície continua a ouvir aquelas que são as principais medidas de combate à COVID-19, por parte dos municípios do Baixo Alentejo. Nesta sexta-feira, ouvimos João Português, presidente da Câmara de Cuba. São muitas as medidas que o Município tem no terreno, entre elas a Bolsa de Voluntariado do Concelho e o Fundo de Emergência Covid-19.

Em Cuba, o trabalho na Câmara foi reorganizado, no sentido de expor menos os trabalhadores e de dar as respostas adequadas à população. O horário telefónico do Município está disponível das 08.00 às 18.00 horas. Em Cuba foi lançada a Bolsa de Voluntariado do concelho: “Todos por uma causa”. Criar equipas para dar resposta aos idosos em lar e em domicílio, para o Centro de Controlo e Vigilância de Imigrantes e para o Centro de Apoio de Equipas logísticas de Socorro são os objetivos. As declarações são de João Português, presidente da Câmara de Cuba.

O Centro de Saúde de Cuba recebe os doentes da vila, de Alvito, de Vidigueira e de Ferreira do Alentejo e por isso, é preciso estar preparado e tomar as medidas certas, tal como esclarece João Português.

Desde a primeira hora que está no terreno, também, a resposta aos seniores do concelho: “À sua porta” e o presidente da Câmara de Cuba explica como.

A desinfeção das ruas tem sido feita, assim como de espaços e equipamentos de maior utilização por parte das pessoas e foi colocado, igualmente, desinfestante gel nos terminais multibanco.

Cuba criou, ainda, um Fundo de Emergência Covid-19; reforçou as verbas do Programa de Emergência Social e a entrega gratuita de refeições a alunos do pré-escolar e 1º ciclo do escalão B. Reduziu, em 70%, as rendas de habitação municipal e terminou com as penalizações por incumprimento. Aumentou, em 50%, o apoio ao arrendamento, prolongou a validade dos cartões social e ABEM; reduziu a fatura da água, em 75%, para famílias do cartão social; isentou de pagamentos de renda estabelecimentos comerciais propriedade da autarquia e de taxas a ocupação de via pública e publicidade. Vai fazer pagamentos imediatos a fornecedores; fornecer refeições à equipa de intervenção dos Bombeiros e equipamentos de proteção individual, assim como alargar prazos de pagamento de faturas de água dos meses de janeiro e fevereiro.

Para falar destas e de outras medidas, João Português é o convidado, desta sexta-feira, do programa da Voz da Planície, “Quando Amanhece”. Uma conversa para ouvir pelas 10.30 horas.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.