Recorde-se que o decreto-lei que prevê a aquisição destas automotoras foi publicado, em julho deste ano, em Diário da República e estipula, também, a aprovação do "Plano de Investimento em Material Circulante Ferroviário para a CP - Comboios de Portugal".
As unidades híbridas devem ser usadas, entre outros, avançou a Rádio Voz da Planície em outubro deste ano, no troço Casa Branca/Beja por não estar eletrificado.
É preciso lembrar, igualmente, que os comboios regionais, em causa só deverão chegar a partir de 2025 ou 2026, revelou o “Dinheiro Vivo”, também em outubro deste ano, dizendo, igualmente, que “o Flirt 160 foi o modelo escolhido pela empresa suíça para entrar neste concurso”, ou seja “um comboio regional com um só piso, uma automotora que pode utilizar entre duas e oito carruagens, estando preparada para circular com tração elétrica, híbrida ou exclusivamente a diesel.” Esta é uma situação, segundo também esta publicação, que obriga “a prolongar o aluguer de material circulante a Espanha.”
O “Diário do Alentejo” (DA) referiu, numa publicação de junho deste ano, que a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê que a modernização do troço ferroviário entre Casa Branca e Beja, cuja elaboração dos estudos está em concurso público, fique concluída apenas em 2027. Diz, ainda esta publicação, que “o lançamento da empreitada será feito em 2024" e que "a obra decorrerá em 2025, 2026 e, porventura, ainda no início de 2027”. "O concurso público para a elaboração dos estudos e projetos necessários para a modernização do troço ferroviário entre Casa Branca e Beja da Linha do Alentejo e da execução de uma ligação ao Aeroporto de Beja foi publicado em maio passado em Diário da República".
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