Voltar

Saúde

Covid-19: vacinação pessoal docente e não docente vai começar. Prevê-se vacinar 1360 pessoas no distrito

Saúde

Covid-19: vacinação pessoal docente e não docente vai começar. Prevê-se vacinar 1360 pessoas no distrito


“A vacinação do pessoal docente e não docente começa ainda esta semana” e vai abranger “1360 pessoas”, já “terminou nas 66 ERPIS existentes” e foram inoculados grupos especiais, “1000 profissionais, entre elas bombeiros”. Nesta 1ª fase, “20% das pessoas com mais de 80 anos já levaram duas doses e 50% uma”. Nas pessoas com mais de 50 anos e doenças crónicas associadas “10% tem a vacinação completa e 66% a 1ª dose”. Balanço da vacinação contra a covid-19 no distrito.

“Agora que já pode voltar a ser administrada a vacina das AstraZeneca, depois de resolvidas as questões que levantaram dúvidas e de provada a sua eficácia, o pessoal docente e não docente dos agrupamentos de escolas do distrito começa a ser vacinados ainda esta semana. No concelho de Beja, as vacinas serão administradas durante o fim de semana”, revelou à nossa estação Cláudia Castelo, diretora dos Cuidados de Saúde Primários do Baixo Alentejo e a responsável da ULSBA que tem acompanhado o processo de vacinação.

A diretora dos Cuidados de Saúde Primários do Baixo Alentejo apresenta, igualmente, uma estimativa das pessoas vacinadas, nesta 1ª fase, com mais de 80 anos e com mais de 50 anos e doenças crónicas associadas. “20% das pessoas com mais de 80 anos já levaram duas doses e 50% uma”. Nas pessoas com mais de 50 anos e doenças crónicas associadas “10% tem a vacinação completa e 66% a 1ª dose”, uma percentagem igual em praticamente todos os concelhos do distrito, estando apenas Aljustrel à frente por ter sido o concelho piloto nesta ação.

Existem 66 ERPIS e Cláudia Castelo afirma que “já foram administradas todas as vacinas, a 2000 profissionais e 2200 utentes, só ficando a faltar as novas admissões sempre que ocorrerem”. Acrescentou que “nos grupos especiais já foram administradas vacinas a 1000 profissionais, entre bombeiros, GNR, PSP, ordem dos farmacêuticos e médicos dentistas”.

No final, Cláudia Castelo faz um “balanço bastante positivo” do processo de vacinação contra a Covid-19, realçando “o desempenho exemplar dos profissionais de saúde envolvidos” e dizendo que “se prevê, se tudo correr bem, que a 1ª fase de vacinação termine no final do mês de abril.” Evidenciou, igualmente, a ajuda das autarquias neste processo


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.