“Agora que já pode voltar a ser administrada a vacina das AstraZeneca, depois de resolvidas as questões que levantaram dúvidas e de provada a sua eficácia, o pessoal docente e não docente dos agrupamentos de escolas do distrito começa a ser vacinados ainda esta semana. No concelho de Beja, as vacinas serão administradas durante o fim de semana”, revelou à nossa estação Cláudia Castelo, diretora dos Cuidados de Saúde Primários do Baixo Alentejo e a responsável da ULSBA que tem acompanhado o processo de vacinação.
A diretora dos Cuidados de Saúde Primários do Baixo Alentejo apresenta, igualmente, uma estimativa das pessoas vacinadas, nesta 1ª fase, com mais de 80 anos e com mais de 50 anos e doenças crónicas associadas. “20% das pessoas com mais de 80 anos já levaram duas doses e 50% uma”. Nas pessoas com mais de 50 anos e doenças crónicas associadas “10% tem a vacinação completa e 66% a 1ª dose”, uma percentagem igual em praticamente todos os concelhos do distrito, estando apenas Aljustrel à frente por ter sido o concelho piloto nesta ação.
Existem 66 ERPIS e Cláudia Castelo afirma que “já foram administradas todas as vacinas, a 2000 profissionais e 2200 utentes, só ficando a faltar as novas admissões sempre que ocorrerem”. Acrescentou que “nos grupos especiais já foram administradas vacinas a 1000 profissionais, entre bombeiros, GNR, PSP, ordem dos farmacêuticos e médicos dentistas”.
No final, Cláudia Castelo faz um “balanço bastante positivo” do processo de vacinação contra a Covid-19, realçando “o desempenho exemplar dos profissionais de saúde envolvidos” e dizendo que “se prevê, se tudo correr bem, que a 1ª fase de vacinação termine no final do mês de abril.” Evidenciou, igualmente, a ajuda das autarquias neste processo
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com