Esta percentagem, de 30% a 40%, corresponde às pessoas com diabetes com idade superior a 50 anos, que sofram de uma das condições incluídas na imagem informativa disponibilizada pela APDP.
José Manuel Boavida, presidente da APDP, defende que “As vacinas estão aí e serão um instrumento fundamental no controlo da Covid-19, mas a sua distribuição será um desafio. As pessoas com diabetes sabem esperar pela sua vez, mas exigem que aqueles que estão em maior risco sejam devidamente priorizados. A atual comunicação sobre os grupos de risco não está a passar e, desta forma, é preciso dizer que, entre aqueles que estão em maior risco, estão as pessoas com diabetes, com mais de 50 anos e, com pelo menos, umas das comorbilidades listadas para a primeira fase do plano de vacinação”.
A associação realça que é necessário informar as pessoas com diabetes e com mais de 50 anos que devem falar com o seu médico e pedir uma declaração que comprova a sua condição. Após obter essa declaração, as pessoas devem dirigir-se ao centro de saúde mais próximo da sua área de residência para poderem ser vacinadas já a partir da próxima semana.
Consulte a imagem informativa da APDP aqui, ou pode ainda recorrer de uma Linha de Apoio da Diabetes, através do número 21 381 61 61, caso necessite de ajuda.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com