Voltar

Saúde

Covid-19 pode reduzir-se a uma constipação, a descoberta é de portugueses

Saúde

Covid-19 pode reduzir-se a uma constipação, a descoberta é de portugueses


Uma equipa de investigadores portugueses do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, em Oeiras, descobriu “três compostos que podem reduzir o impacto da doença covid-19 a uma constipação”, avança o Jornal de Notícias.

Pode ler-se na notícia que, a investigadora coordenadora Cecília Arraiano sublinhou que "cada um dos compostos em ação individual reduz 60 a 70% a atividade do vírus SARS-CoV-2", num projeto que “aponta numa direção distinta das vacinas e que está em fase de registo de patentes e tem perspetivas de poder chegar rapidamente ao mercado, porque dois estão aprovados para uso em outras doenças pelo regulador americano: a FDA (Food and Drugs Administration).”

A investigadora referiu ainda que, o objetivo era colocar o “conhecimento de forma a poder ajudar a controlar a multiplicação do vírus e tornar esta doença - que tem sido tão perigosa - mais ligeira", e destacou a "garantia de futuro" destas descobertas. Acrescenta que "quando entra nas células, o vírus normalmente pode ter mutações e esta 'maquinaria' funcional é sempre conservada, o que dava uma garantia de ser uma forma de atacar com futuro".

Esta investigação arrancou logo em 2020, durante o primeiro confinamento, com os três fármacos a serem “encontrados” nas bases de dados internacionais, que “contêm muitos milhares de compostos químicos”. A investigadora sublinha que, “todo este processo foi uma grande aventura" tanto para a instituição como para os profissionais.

Ainda no JN, lê-se que, “a investigadora coordenadora do ITQB Nova adianta que já foi obtida uma «patente provisória» na semana passada e que dentro de alguns dias devem avançar pedidos similares para os outros dois compostos”.

"Até estar tudo seguro e conversado com as farmacêuticas, não podemos divulgar porque, senão, qualquer país do mundo agarra e faz. Como foi tudo 'made in Portugal' temos muito orgulho e queremos manter 'made in Portugal'", afirma Cecília Arraiano.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.