Num comunicado conjunto, os SPMS e a DGS explicam que se podem deslocar aos pontos de vacinação todos os cidadãos elegíveis para a toma da vacina, sublinhando que estará disponível tanto a vacinação primária ou de reforço para pessoas com 18 ou mais anos, como o reforço sazonal para os grupos prioritários.
Poderão ainda recorrer aos locais de vacinação, sem marcação, utentes com idade igual ou superior a cinco anos para vacinação primária contra a covid-19. O recurso à senha digital é opcional.
As autoridades recordam que a dose de reforço está disponível para os cidadãos com idade igual ou superior aos 18 anos “que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias”.
A campanha de vacinação sazonal da covid-19 arrancou em setembro de 2022. Foram administradas até agora três milhões de doses da vacina, a maioria doses de reforço - inicialmente para maiores de 60 anos e, posteriormente, na faixa etária acima dos 50 anos.
Desde setembro de 2022, foram vacinadas, em simultâneo contra a covid-19 e a gripe, mais de 1,7 milhões de pessoas.
Na fase inicial, o processo de agendamento foi escalonado por faixas etárias, tendo começado para os utentes mais vulneráveis, com a prioridade de os proteger e prevenir a doença grave, hospitalização e morte.
Já este ano, durante mais de um mês, foi possível agendar a vacinação através do Portal SNS 24, que arrancou nos 45 anos e desceu até à faixa etária dos 18 anos.
A modalidade ‘casa aberta’ funciona nos vários pontos de vacinação do país. Através do endereço https://covid19.min-saude.pt/casa-aberta/ é possível consultar os horários de funcionamento.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com