O desfile conta com a participação de 700 pessoas e de 39 carros. Com este evento, o Município de Serpa "retrata a história, o património, a etnografia, o Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade e as tradições identitárias das gentes do concelho".
Este ano, os temas centrais do cortejo são o 50.º aniversário da revolução dos cravos e os 10 anos da entrada do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O percurso inicia-se no Parque de Máquinas, na Rua da Abegoaria e termina junto à Fonte Santa, localizada na Rua dos Arcos.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Serpa lembra que o primeiro cortejo teve lugar há 45 anos. A organização do evento era da responsabilidade da Comissão de Festas apenas com a componente etnográfica. Mais tarde, a iniciativa passou a contar com a componente histórica.
O evento integra-se nas Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, santa padroeira da cidade de Serpa.
Palmira Guerreiro, vereadora da Câmara Municipal de Serpa, sublinha que a participação da comunidade é indispensável para a realização desta iniciativa.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com