A Farrusca – Cooperativa de Criadores de Bovinos da Raça Garvonesa arrancou com 22 associados, todos criadores, tendo como metas melhorar as condições de mercado, estabelecer parcerias para criação de um centro de testagem e obter as necessárias certificações para a comercialização da carne desta raça.
Esta cooperativa pretende “dar resposta a uma necessidade dos criadores, que têm feito um grande esforço e muito ‘amor à camisola’ para conseguirem sobreviver com a raça”, explicou hoje à agência Lusa o presidente da Farrusca, António Aires.
A nova cooperativa acabou por nascer do trabalho que a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde e que gere o livro genealógico da raça, tem feito em prol da sua preservação.
Foram as inúmeras “burocracias existentes, sobretudo, nos processos de pedido de denominação de origem e de certificação”, que levaram os criadores a avançar com a criação da nova organização, explicou António Aires, que é também presidente da AACB.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com