Voltar

Atualidade

Trabalhadores das minas de Neves-Corvo estão hoje e amanhã em greve - Castro Verde

Atualidade

Trabalhadores das minas de Neves-Corvo estão hoje e amanhã em greve - Castro Verde

Foto: Site da Somincor

Os trabalhadores da Somincor, empresa que explora a mina de Neves-Corvo, em Castro Verde, estão em greve hoje e amanhã, dias 26 e 27. Os funcionários exigem aumentos nos salários, progressões nas carreiras, entre outras reivindicações.

A greve geral aos quatro turnos diários da mina foi aprovada “por uma esmagadora maioria” dos trabalhadores que participaram nos plenários, realizados em 3 e 4 deste mês, revelou o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM), Albino Pereira.

“O que leva a esta paralisação, decidida em plenário pelos trabalhadores, é que a empresa não responde ao caderno reivindicativo aprovado pelos trabalhadores” e apresentado à administração da Somincor no passado mês de dezembro.

Segundo Albino Pereira, os trabalhadores da empresa mineira exigem “progressões na carreira e aumentos de salários justos de 150 euros por trabalhador”.

A par disso, continuou, é igualmente pedido, entre outras exigências, “o aumento de vários subsídios”, assim como a renegociação do seguro de saúde, uma vez que os trabalhadores passaram “a pagar mais de franquia”.

Perante estas reivindicações, a Somincor apenas concedeu, para 2024, “um aumento de 4,3% [nos salários], que não corresponde de forma alguma àquilo que foi reivindicado”, além de “barrar qualquer negociação”, afiançou Albino Pereira.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.