Voltar

Cultura

Contos que moram dentro de nós, por Jorge Serafim e Luzia do Rosário, na Biblioteca de Beja

Cultura

Contos que moram dentro de nós, por Jorge Serafim e Luzia do Rosário, na Biblioteca de Beja

Contos que moram dentro de nós, por Jorge Serafim e Luzia do Rosário, é a proposta da Biblioteca Municipal de Beja para esta sexta-feira. Uma sessão com início marcado para as 21h00 e inserida na iniciativa deste espaço cultural da cidade de Beja "Mil e uma noites, mil e uma histórias".

A sessão desta, na Biblioteca de Beja, é com dois contadores de histórias, Luzia do Rosário e Jorge Serafim, que se juntam para partilhar com os seus ouvintes “Contos que moram dentro de nós”. "Trazem nos bolsos narrativas de um mundo maior, oriundas de diferentes origens e povos, possuem ora na profundidade ora na leveza da palavra o condão de humanizar o silêncio, a escuta e a cumplicidade entre todos. Narrador e ouvintes desnudados de adereços atravessam geografias sublimes. São as palavras na sua extraordinária extensão a regressar ao coração das pessoas", é referido sobre a noite de histórias desta sexta-feira.

Biografia dos contadores:

Jorge Serafim foi funcionário da Biblioteca Municipal de Beja durante treze anos no sector infantojuvenil, desenvolvendo funções na área da narração oral e promoção do livro e da leitura.

Como narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, atividade que vem exercendo já lá vão aproximadamente 20 anos, destaca as inúmeras escolas, bibliotecas públicas e municipais, prisões, centros de dia, festivais de teatro, feiras do livro, centros culturais, que vem percorrendo de norte a sul do país levando a arte milenar da palavra nua e crua e ao mesmo tempo imaginária deliciosa e doce a quem a queira ouvir.

A salientar também as oficinas de mediação de narração oral e mediação de leitura que tem efetuado para as Associações de Pais, Professores e Educadores.

Da itinerância que vai construindo no dia-a-dia, guarda na memória algumas das sessões de contos efetuadas em diversos locais do mundo.

Luzia do Rosário nasceu em África, mas foi o Alentejo que a viu crescer. É filha de mãe africana e pai alentejano.

Desde pequena que as histórias e os livros fazem parte da sua vida. O gosto pelos livros começou com a curiosidade de viver aventuras, conhecer lugares, pessoas, aprender o novo. Da magia e do som das palavras que ficavam acordadas por dias a ressoar dentro de si.

É mediadora de leitura na Biblioteca Municipal de Beja há 24 anos.

Como contadora de histórias gosta de levar os seus contos do mundo a bibliotecas, lares, escolas. Tem sido convidada para Festivais de Narração de norte a sul de Portugal. Diz que tem a sorte de trabalhar e amar aquilo que faz.

 



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.