Voltar

Agricultura

Beja: conferência "Gerir o sequeiro" e reflexão sobre implementação do regadio no território

Agricultura

Beja: conferência "Gerir o sequeiro" e reflexão sobre implementação do regadio no território


"Gerir o sequeiro: propostas e iniciativas para cultivar o Alentejo XIX-XXI", com Dulce Freire, às 21h30, no Núcleo Museológico do Sembrano, em Beja. A especialista tem centrado a sua investigação em temáticas rurais e agrícolas e coordenou o projeto “Agricultura em Portugal: agricultura, alimentação e desenvolvimento (1870-2010)”, de que se destaca o primeiro levantamento sistemático da produção agrícola regional portuguesa desde 1850.

O Alentejo é uma região que se caracteriza pela sua paisagem árida e pelo cultivo tradicional de sequeiro, mas mais de 80 anos de construção de barragens e condutas de regadio estão a transformar extensas áreas do Alentejo, antes dedicadas ao sequeiro, em terras férteis para a agricultura intensiva. Essas profundas mudanças nas condições agroecológicas regionais fazem parte de uma tendência mais ampla de expansão do regadio, que vem a transformar vastas áreas no mundo inteiro.

A conferência de Dulce Freire abordará a conceção e implementação de amplos sistemas de regadio ao longo dos séculos, destacando as políticas públicas promovidas pelo Estado para expandir as áreas de “hidráulica agrícola moderna”. Será dada palestra à inserção da expansão do regadio no Alentejo no contexto nacional. Além disso, a conferência avaliará em que medida as propostas de agrónomos e outros técnicos relacionados com colonização, regadio e reforma agrária se articulam com as decisões do Estado.

Num momento em que os impactos da escassez de água no Sul da Península Ibérica se tornam mais evidentes, torna-se crucial avaliar como os conhecimentos e as experiências do passado podem ser relevantes para a gestão do sequeiro predominantemente nestas regiões.

A conferencista, Dulce Freire, é uma investigadora com vasta experiência na área de temáticas rurais e agrícolas. É licenciado, mestre e doutora nestas áreas e tem liderado projetos de investigação relevantes, contribuindo significativamente para o entendimento da agricultura em Portugal. Os resultados dos seus projetos encontram-se documentados em diversos artigos, capítulos e livros.

A conferência promete ser uma oportunidade única para adquirir conhecimentos sobre a evolução da agricultura no Alentejo e as implicações do desenvolvimento agrícola ao longo dos séculos. Não perca esta oportunidade de participar num evento que promete abrir novas perspetivas sobre o passado, presente e futuro da agricultura nesta região.

Trata-se de uma conferência inserida no ciclo dedicado ao tema “Terras e Paisagens no Sul”, promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), em pareceria com a Câmara de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRAlentejo).



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.