A iniciativa vai reunir um conjunto de personalidades do Alentejo e pretende analisar e discutir a ação das Autarquias Locais no contexto político, económico e social do período subsequente a abril de 1974, bem como a situação presente e os desafios do futuro. Na Sessão de Abertura, intervirá o presidente da CIMBAL, António Bota, e será abordada a temática do “Poder Local, Antes e Depois de Abril”, pelo historiador Constantino Piçarra.
A mesa da manhã, que terá como mote “A Construção do Poder Local Democrático”, será moderada pelo jornalista José Pedro Castanheira, do "Expresso", e conta com as comunicações de Francisco do Ó Pacheco, ex-Presidente da Câmara Municipal de Sines, de José Lopes Guerreiro, ex-presidente da Associação de Municípios do Distrito de Beja, de Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, e de Miguel Ramalho, presidente da União de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista, em Beja.
Na mesa da tarde será debatido o “Poder Local, Presente e Futuro!”, com a moderação do jornalista José Manuel Mestre, da SIC, e as intervenções de Nuno Mascarenhas, presidente do Conselho Regional do Alentejo, de Marta Prates, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Rui Raposo, presidente da Câmara da Vidigueira, e de Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique.
A sessão de encerramento da conferência fica a cargo de António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com