Recordamos que o projeto Adiafa foi criado por José Emídio e Paulo Colaço, em 1998, com o objetivo é dar a conhecer as músicas do Alentejo. Depois de vários concertos, a banda achou que estava na altura de gravar o primeiro trabalho, que foi apresentado na Casa da Cultura em Beja em 9 de Abril de 2002. A partir do lançamento deste CD, em especial a canção "As Meninas Da Ribeira do Sado", a popularidade da banda aumentou muito. Seguiram-se espetáculos por Portugal, Suíça e Canadá.
Em 2003 foram nomeados para os Globos de Ouro 2003 da SIC, para as categorias de melhor grupo e melhor canção do ano (As Meninas Da Ribeira do Sado). Ganharam o prémio Mais Música da revista Mais Alentejo.
Em 2004 gravaram o álbum Tá o Balho Armado, que conta com Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Artur Fernandes (Danças Ocultas), entre outros. Receberam a 20 de Maio de 2004, uma medalha de mérito, atribuída pela Câmara Municipal de Beja.
"A longevidade do grupo Adiafa deve-se ao contributo valioso e dedicado de quantos lhe emprestaram instrumentos e voz ao longo do tempo. E o seu novo disco «Alentejo», como o próprio nome o indica, é todo ele dedicado ao cante alentejano na sua forma original e foi apresentado no Pax Julia, em Beja, no dia 9 de Abril de 2016", nesta altura esta formação celebrou 18 anos de existência.
No presente, o grupo convida a conhecer o álbum “Adiafa – 25 Anos”, de 2023, que revisita temas celebrizados por esta formação como a “Feira de Castro”, mas também novas canções de autor, como “Arre Burro”.
O disco abre com uma nova versão do tema “As meninas da Ribeira do Sado”, que reflete o espírito da nova geração de integrantes do grupo, Bernardo Emídio e Ruben Lameira. "Disponível em todas as plataformas digitais desde o passado dia 10 de junho, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, conta com o selo da Epopeia Record™.
“Adiafa – 25 anos” tem a participação especial de Adriano Alves, no baixo elétrico fretless, Norton Daiello, no baixo elétrico, Yami Aloelela, também no mesmo instrumento, e Marito Marques, nas percussões.
Este ano, os Adiafa têm estado a apresentar um novo espetáculo, "moderno, inovador, com nova imagem, sem nunca desvirtuar o habitual género humorístico, continuando com as pioneiras harmonias vocais" e esta noite estão em Beja, no Pax Julia, às 21h30, para celebrar o seu 25.º aniversário.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com