Em Aljustrel foi aprovada primeiro em reunião de Câmara e depois em Assembleia Municipal, a desagregação da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos. A proposta foi aceite por unanimidade, pelos eleitos do Partido Socialista (PS) e da Coligação Democrática Unitária (CDU).
“Esta deliberação traduz a vontade das populações, que em vários momentos e contextos manifestaram esta intenção, sendo possível com esta reversão repor fatores históricos e culturais que são distintivos das duas freguesias”, é frisado.
O Município de Aljustrel sublinha que esta possibilidade “permitirá ao concelho voltar a ter a Freguesia de Aljustrel e a de Rio de Moinhos, pelo que estão reunidas todas as condições para que o processo seja agora remetido à Assembleia da República, onde terá de ser apreciado e decidido”.
O Município de Ourique avança que “estão criadas as condições legais para a desagregação de freguesias neste concelho, visto que a Assembleia Municipal aprovou a proposta de desagregação da União de Freguesia de Garvão e Santa Luzia, em linha com os compromissos eleitorais e com a vontade das populações expressa em reuniões de Assembleia de Freguesia e de Câmara Municipal”.
“A proposta segue agora o processo previsto para a reorganização administrativa, com intervenção da Assembleia da República, para que possa vigorar em 2025, por ocasião da realização para novos mandatos dos órgãos autárquicos municipais e de freguesia”, diz, também, a autarquia ouriquense.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com