Voltar

Política

Comissão de Agricultura visitou Beja e escutou preocupações com montado e regadio de Alqueva

Política

Comissão de Agricultura visitou Beja e escutou preocupações com montado e regadio de Alqueva

Foto: Facebook CM Beja

Os problemas relacionados com o regadio no Alqueva e a revitalização do montado alentejano foram algumas das preocupações apresentadas pelo setor agrícola à comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, que visitou o distrito de Beja.

Em declarações hoje à agência Lusa, a presidente da comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, Emília Cerqueira (PSD), fez um “balanço positivo” desta visita que iniciou no domingo, tendo a comissão também verificado no terreno que o setor reivindica mais apoios para desenvolver a sua atividade.

“Levamos aqui algumas preocupações, nomeadamente quanto àquele que é o papel do regadio atualmente no Alqueva, aquelas que são as medidas que podemos tomar em termos do montado, para revitalizar o montado e esta agricultura extensiva, e esta realidade também da pecuária extensiva do porco alentejano, que é um ‘ex-líbris’ desta região e que sente que precisa de mais apoios”, disse.

Outras das preocupações que a comissão leva consigo até ao parlamento, após esta visita de três dias a Beja, está relacionada com os desafios da agricultura intensiva.

O futuro do Alqueva, relativamente às áreas e aos perímetros de regadio, os precários, tal como as preocupações das populações e dos agentes económicos em relação a esta matéria, foram outras das preocupações que a comissão ouviu no terreno ao longo desta visita ao Alentejo.

Emília Cerqueira recordou que a comissão reuniu com autarcas, associações agrícolas, produtores, entre outras entidades durante três dias e que as questões relacionadas com o aproveitamento dos recursos hídricos foi uma das “preocupações centrais” ao longo da visita.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.