Esta participação decorre no âmbito de um protocolo assinado entre o Município e a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
A criação da Rede Nacional de Vigilância de Vetores (REVIVE) deveu-se principalmente à necessidade de instalar capacidades nas regiões para aumentar o conhecimento sobre as espécies de mosquitos presentes, a sua distribuição e abundância, o impacto das alterações climáticas na sua distribuição e para deteção de espécies invasoras com importância na saúde pública.
Todos os anos, o Município de Moura colabora na recolha de ovos, larvas e mosquitos adultos contribuindo, desta forma, para o mapeamento das espécies de mosquitos e para detetar possíveis ameaças à saúde da sua população.
De acordo com os dados apurados entre 2019 e 2022 - com exceção de 2020 quando, devido ao COVID, não foram recolhidas amostras -, foram detetadas oito espécies de mosquitos na nossa região, todas fazendo parte da fauna natural de mosquitos em Portugal, não tendo sido detetadas, portanto, quaisquer espécies exóticas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com