Voltar

Agricultura

CNA: “três anos depois, o Estatuto da Agricultura Familiar continua por concretizar”

Agricultura

CNA: “três anos depois, o Estatuto da Agricultura Familiar continua por concretizar”


Três anos passaram após a publicação do decreto-lei que instituiu o Estatuto da Agricultura Familiar (EAF), uma publicação que surgiu da importante luta e proposta da Confederação Nacional dos Agricultores. Em 2021, verifica-se que a maioria das medidas previstas no Estatuto, e que envolvem competências de dez ministérios, continua por concretizar, incluindo algumas das mais estruturantes.

Segundo a CNA, o Estatuto da Agricultura Familiar é uma peça fundamental, para que se cumpra, em Portugal, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outros Pessoas que Trabalham em Áreas Rurais, sendo a sua concretização significante para a efetivação da Soberania Alimentar dos portugueses, com base dos nossos recursos, nos nossos produtos e na ocupação adequada da terra e do território.

O Estatuto contempla o reconhecimento de um conjunto de direitos e apoios acessíveis às pequenas e médias explorações que utilizem mão-de-obra familiar em mais de 50% do seu volume de trabalho. Porém, três anos depois, a maioria das medidas previstas continuam por concretizar, entre as quais a efetivação de um regime de segurança social próprio, de um regime fiscal adequado, a prioridade no abastecimento público, ou o acesso prioritário à terra.

Contudo, devido ao Estatuto, é possível verificar que existe adesão dos agricultores às medidas e critérios que fazem a diferença, como aconteceu na medida de apoio à renovação dos tratores, sublinha a CNA.

Posto isto, a Confederação frisa que é preciso concretizar o Estatuto, e que apesar de ainda não ter sido recebida pelo primeiro-ministro, após vários pedidos, sublinha que, é indispensável melhorar as condições de reconhecimento dos pequenos e médios agricultores para o acesso ao EAF e a implementação de um programa específico de investimento e promoção da Agricultura Familiar, integrado no PEPAC e com investimento nacional contemplado no Orçamento do Estado de 2022.


PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.