Nesta campanha, segundo a CNA, a grande novidade será a medida de apoio à produção de cereais. A Confederação fez chegar as suas propostas ao Ministério da agricultura, que defendiam a criação de um pagamento ligado para os cereais que integre a produção em todo o território nacional, e apoie principalmente a agricultura familiar.
A CNA frisa que, a medida agora proposta pelo Ministério da Agricultura “vai em sentido contrário” àquilo que defende, tendo em conta que: é uma medida “desenhada para alguns” pois as condições de elegibilidade excluem a grande maioria dos produtores do Norte do país, e principalmente pequenos e médios; é “ambientalmente injustificável” por excluir as variedades tradicionais e produtores em agricultura biológica; e é “socialmente condenável” uma vez que, prevê “apoios mais elevados à explorações de maior dimensão, discriminando negativamente quem mais iria precisar da ajuda”.
Assim sendo, a CNA denuncia que esta medida “confirma quão falsas são as preocupações anunciadas pelo Governo com a agricultura familiar”, tendo em conta que “os exclui de uma medida com este alcance”. A Confederação manifesta assim o seu desacordo com a aplicação da medida e exige que seja reformulada pelo Governo.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com