Voltar

Agricultura

CNA: “agricultores pagam cada vez mais para produzir”

Agricultura

CNA: “agricultores pagam cada vez mais para produzir”


A CNA, após analisar a situação da agricultura, manifesta grande preocupação com alguns problemas que têm afetado negativamente os rendimentos dos agricultores, em particular o grande aumento dos custos dos fatores de produção, de transformação e comercialização. 

De acordo com a Confederação Nacional dos Agricultores (CNA), este agravamento, com a subida brutal do preço dos combustíveis, da eletricidade e também dos fertilizantes e da alimentação animal, afeta diretamente a competitividade do setor o que resulta num impacto desastroso no rendimento dos agricultores. 

O comunicado refere ainda que a escalada dos preços dos fatores de produção pode obrigar os agricultores a reduzir ou abandonar a produção, o que irá “aumentar a dependência alimentar do país em produtos essenciais para a população”, como por exemplo os cereais. 

A Direção da CNA receia que a situação afete os preços ao consumidor, porém sublinha que “possíveis aumentos podem não vir a compensar os agricultores, que continuam quase a ter que pagar para produzir.” 

Considerando o aumento dos preços dos combustíveis na origem e nas margens praticadas, a CNA reclama que o Governo adote medidas de forma a minimizar os efeitos na produção, por exemplo, através do aumento do desconto nos impostos em vigor para o gasóleo agrícola. 

Entre outras constatações, a Confederação demonstra-se preocupada com o facto de, na proposta de Orçamento do Estado para 2022, não estar inscrita a verba necessária para a concretização da medida da “Eletricidade Verde” aprovada pela Assembleia da República, situação que deve ser corrigida.


PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.