Voltar

Sociedade

Cláudio Torres nos Prémios Europa Nostra 2023 - categoria "Campeões do Património"

Sociedade

Cláudio Torres nos Prémios Europa Nostra 2023 - categoria "Campeões do Património"

Cláudio Torres foi distinguido nos Prémios Europeus do Património Cultural Europa Nostra 2023, que foram entregues no passado dia 28 de setembro, em Veneza.

O arqueólogo foi distinguido pelo trabalho desenvolvido durante mais de 40 anos no setor, "a par do centro de investigação que criou em Mértola, no Campo Arqueológico, que desempenha um papel fundamental na valorização e conservação do património islâmico em Portugal”, salientou o júri dos galardões. Cláudio Torres não esteve na cerimónia em Veneza, por motivos de saúde, foi representado por Susana Gómez Martínez.

Tal como a Voz da Planície tinha avançado no passado dia 15 de julho, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) felicitou o arqueólogo Cláudio Torres pela distinção na categoria “Campeões do Património”, no âmbito dos Prémios Europeus do Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2023.

A Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciou os vencedores dos Prémios. Cláudio Torres foi uma das quatro distinções atribuídas a Portugal, “reconhecido pelo empenho e trabalho desenvolvido na promoção da valorização e conservação do património islâmico em Portugal, ao longo de mais de 45 anos, tendo desempenhado um papel fulcral neste âmbito, juntamente com o centro de investigação que criou, o Campo Arqueológico de Mértola (CAM)”.

“Ao logo da sua vida, o arqueólogo Cláudio Torres tem recebido diversas distinções e prémios nacionais e internacionais, entre os quais o Prémio Pessoa (1991), o mais importante prémio nacional, atribuído a personalidades que se destacam na vida artística, cultural ou científica; a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique atribuída pelo Presidente da República Portuguesa (1993), a Medalha de Mérito Científico pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2018), o Prémio "Sísifo a la Investigación, Defensa y Difusión del Património Arqueológico" da Área de Arqueologia da Universidade de Córdova (2019), a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Governo Português (2020), o Prémio Memória e Identidade, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (2021)”, podia ler-se, igualmente, na nota de imprensa enviada à nossa redação.

Os Prémios Europa Nostra distinguiram, no presente ano, 30 projetos de 21 países. Os vencedores foram selecionados por um Júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa, após uma avaliação feita por Comités de Seleção responsáveis pela análise das candidaturas submetidas, tanto por organizações como por pessoas a título individual, de 35 países europeus.


PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.