Este workshop pretende promover a inovação, aliada à tradição no setor da panificação e é o primeiro de uma série, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, "com foco na agregação e disseminação da inovação e do conhecimento em vários setores do agroalimentar", refere o Cebal em nota de imprensa.
“O pão é identitário, não tenho qualquer dúvida em relação a isso, o Município coloca-se ao dispor para encontrar soluções que valorizem cada vez mais o pão.” reitera o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, anfitrião deste evento. “Há um trabalho muito grande a ser feito por parte das entidades competentes como o Cebal, para tentarem mostrar aos nossos padeiros, aos nossos produtores, que a certificação não é um “bicho de sete cabeças”, acrescenta.
O workshop “Haja Pão e Inovação” tem como convidada Olga Amaral, docente e investigadora do IPBeja, que apresentará um pão com maior teor em amido resistente. De acordo com a investigadora, este pão resulta de um “processo patenteado pelo IPBeja, que permite obter um pão com benefícios comprovados para a saúde do consumidor.” Contém três vezes mais amido resistente, um componente da fibra, em comparação com o pão de trigo comum, traduzindo-se em benefícios para a saúde do consumidor, como diminuição da resposta glicémica e aumento da saciedade, comprovados por ensaios clínicos.
O workshop “Haja Pão e Inovação” insere-se no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia para o Sector Agroalimentar – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface” desenvolvido pelo Cebal, e no âmbito do projeto “Pipa: Eco inovação na Indústria Alimentar – Produtos Inovadores e Proteção Ambiental” desenvolvido pelo IPBeja, ambos financiados pelo Alentejo 2020.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com