Voltar

Educação

CDU: eleitos das assembleias de Freguesia condenam atuação da autarquia neste novo ano escolar

Educação

CDU: eleitos das assembleias de Freguesia condenam atuação da autarquia neste novo ano escolar


Os eleitos da CDU nas assembleias de Freguesia do concelho de Beja condenam “a falta de visão estratégica do executivo PS na Câmara Municipal em maioria, desta vez refletida na falta de planificação sobre o inicio do ano letivo, bem como a forma como quer impor a competência da Educação, ao arrepio das deliberações dos respetivos órgãos competentes, agravando ainda mais os problemas” neste setor. 

No documento enviado à nossa redação é referido que “tal como os eleitos da CDU têm vindo a manifestar nas assembleias municipais e nas assembleias de Freguesia, a aceitação da transferência de competências da Educação, ou de outras como a Saúde e Ação Social, representa a assunção de competências que são da responsabilidade do Estado e não do Poder Local. Esta transferência de competências implica o aumento de encargos desta área para as autarquias locais e, a médio e longo prazo, condiciona a garantia de uma Educação que se pretende pública, gratuita e de qualidade para todos.”

Os eleitos da CDU responsáveis por esta nota de imprensa, salientam a “falta de planeamento e de articulação da Câmara Municipal de Beja com as Juntas de Freguesias e as Escolas Básicas de 1º Ciclo com Pré-Escolar, de modo a preparar com a devida antecedência o início do ano letivo, nomeadamente na conceção, impressão e colocação de sinalética, na entrega de máscaras e de gel desinfetante e na elaboração dos planos de transporte”. As declarações são de Julieta Romão, presidente da Junta de Freguesia de Santa Vitória e Mombeja.

“Em relação aos transportes escolares, algumas situações foram resolvidas na véspera, restando ainda muitas por resolver, nomeadamente o caso dos alunos das freguesias rurais que frequentam as Escolas Secundárias em Beja e entram às 13h e só têm transporte público para a cidade às 7h da manhã. Ou a situação dos alunos que terminam as atividades letivas às 12h 50m e só têm transporte público às 19h para as suas localidades”, revela, também, Julieta Romão.

A Voz da Planície tentou chegar à fala com o presidente da Câmara Municipal de Beja para o ouvir sobre as críticas que os eleitos da CDU nas assembleias de Freguesia do concelho lhe dirigem, mas não foi bem-sucedida. A nossa estação conta ouvir no decorrer da jornada informativa desta sexta-feira, Paulo Arsénio.



PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.