Voltar

Sociedade

CDU de Castro Verde exige colocação de médico de família em Santa Bárbara de Padrões

Sociedade

CDU de Castro Verde exige colocação de médico de família em Santa Bárbara de Padrões

A Coligação Democrática Unitária (CDU) apresentou uma moção, na Assembleia Municipal de Castro Verde, sobre esta matéria, que foi aprovada, por unanimidade, e enviada para as entidades competentes e com responsabilidades na área da saúde.

A CDU de Castro Verde denuncia, na moção em causa a “degradação da prestação dos serviços de saúde na freguesia de Santa Bárbara de Padrões”, exigindo “a colocação de médico de família, a prestação de serviços de enfermagem, a realização de consultas, no mínimo duas vezes por semana, assim como o reinício do serviço de saúde infantil, saúde materna, planeamento familiar e da prevenção e acompanhamento de doenças crónicas”.

No documento são feitas, também, exigências para a extensão de saúde da Sete, nomeadamente “a prestação de serviços de enfermagem e o reinício do serviço de saúde infantil, saúde materna, planeamento familiar e da prevenção e acompanhamento de doenças crónicas”.

Sónia Silvestre, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões e membro da Assembleia Municipal de Castro Verde, denuncia as faltas e adianta que, até à data, nenhuma das entidades competentes respondeu às solicitações da moção.

Na moção da CDU de Castro Verde é recordado que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é universal, geral e tendencialmente gratuito e que compete ao Estado garantir o acesso de todos os cidadãos a estes cuidados. É acrescentado, igualmente, que, no entanto, “as políticas seguidas pelos sucessivos governos aumentaram as lacunas no acesso à saúde por parte dos cidadãos” e que a "freguesia de Santa Bárbara dos Padrões é um destes casos pois a situação atual das extensões de saúde compromete a resposta adequada às necessidades da população”.

“A freguesia de Santa Bárbara de Padrões tem 741 utentes inscritos e está abrangida pelo serviço de duas extensões de saúde, uma na Sete, que presta serviço aos utentes dessa localidade, e outra em Santa Bárbara, que presta serviço a esta localidade, bem como às de Lombador, A-do-Corvo, Neves da Graça, Beringelinho, Viseus e Rolão”.

“Santa Bárbara de Padrões está sem médico de família, o atendimento aos utentes é uma vez por semana, não há serviço de enfermagem, nem acompanhamento com consultas a crianças, grávidas e doentes crónicos. Na Sete faltam serviços de enfermagem numa população - maioritariamente idosa - com um elevado índice de dependência onde se insere o Lar Seara de Abril, cujos utentes não têm médico de família e apenas recebem apoio médico nas instalações da IPSS, uma vez por mês”, é denunciado, também, na moção.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.