O objetivo é estimular o hábito de andar a pé ou de bicicleta nas deslocações do dia-a-dia, de forma a reduzir a utilização de automóveis ou outro meio de transporte motorizado.
Nesta primeira fase, a autarquia revela que o movimento irá intervir junto da comunidade escolar, envolvendo os alunos do ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo, sensibilizando-os para a importância da atividade física diária ou regular, para a orientação, utilização e respeito do espaço público, para a segurança rodoviária, valores de cidadania, de sustentabilidade e saúde.
Numa fase posterior, o movimento será alargado ao resto da comunidade local, através da dinamização de uma campanha de sensibilização alargada e da criação de melhores condições para as deslocações a pé ou de bicicleta dentro da vila de Castro Verde.
O movimento inicia hoje, com a dinamização do Dia Municipal Sem Carros, que inclui atividades dirigidas às crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo em Castro Verde, Entradas e Santa Bárbara de Padrões.
Em Castro Verde, a Praça da República estará fechada ao trânsito a partir das 08h00, para a dinamização de circuitos rodoviários, em colaboração com o programa Escola Segura da GNR, e mini-passeios de trishaw para a população em geral, promovidos pelo projeto Pedalar sem Idade Castro Verde.
Já em Entradas e Santa Bárbara de Padrões, irá decorrer uma atividade intergeracional entre os alunos das escolas e os alunos das turmas de Desporto Sénior das localidades.
A Câmara de Castro Verde desafia também os seus munícipes a associar-se à iniciativa e enviar fotografias a deslocar-se a pé, de bicicleta ou de trotinete, neste dia, para a página do Gabinete de Desporto do Município, no Facebook.
Esta iniciativa conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, do Jardim-de-Infância do Lar Jacinto Faleiro, da GNR – Escola Segura e CLDS Castro+Vivo.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com