Voltar

Cultura

Castro Verde comemora 885 anos da Batalha de Ourique, data histórica para o concelho

Cultura

Castro Verde comemora 885 anos da Batalha de Ourique, data histórica para o concelho

Foto: CM Castro Verde

Castro Verde celebra nesta quinta-feira, dia 25, os "885 da Batalha de Ourique, momento decisivo que, neste dia, no ano de 1139, neste concelho, determinou a consagração de Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal", frisa o comunicado da autarquia castrense.

Nesta quinta-feira, 25 de julho, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, vai celebrar a Missa que se realiza a partir das 10h00, na Basílica Real de Castro Verde, no âmbito do 885º Aniversário da Batalha de Ourique, data histórica para o concelho, de grande orgulho e afirmação da nossa identidade.

Recorde-se que D. Rui Valério foi Pároco em Castro Verde, em 1993 e 1994 e, mais tarde, entre 2001 e 2007, onde esteve verdadeiramente envolvido com a comunidade e nunca perdeu o laço e a proximidade com o concelho. Foi nomeado Patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco em setembro de 2023, sucedendo a D. Manuel Clemente, no cargo desde 2013. 

Pelas 11h30 inicia-se a romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza Cerimónia Militar Evocativa com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na Batalha.

As Comemorações do 885º Aniversário da Batalha de Ourique são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com o Exército Português, e contam com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.