Voltar

Ambiente

Captação de água para abastecer Algarve com declaração favorável condicionada

Ambiente

Captação de água para abastecer Algarve com declaração favorável condicionada

Foto: Facebook CM Mértola

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu hoje uma declaração de impacto ambiental favorável à captação de água do rio Guadiana para abastecimento do Algarve, embora “condicionada ao cumprimento de um conjunto de condições”.

Em comunicado, a entidade adiantou que o parecer técnico da comissão de avaliação reunida para o efeito foi elaborado após um período de consulta pública de 30 dias para o estudo prévio de um projeto destinado à captação de água no Pomarão, na aldeia da Mesquita, no concelho de Mértola.

Integrado no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e orçamentado em cerca de 61,5 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto contempla a construção de uma conduta enterrada, de cerca de 40 quilómetros, até a água ser restituída à albufeira de Odeleite, no concelho de Castro Marim, distrito de Faro.

A APA alega que a iniciativa visa assegurar “um regime de caudais ecológicos eficaz” e aumentar a capacidade disponível da albufeira em causa, numa articulação entre Portugal e Espanha, e refere que o licenciamento e a concretização do projeto apenas poderão ocorrer “após emissão da decisão de conformidade ambiental do projeto de execução”.

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) referiu que o concelho de Mértola é “um dos territórios mais suscetíveis à desertificação” e debate-se “com escassez de água e elevado ‘stress’ hídrico, agravados por períodos de seca mais prolongados”.


PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.