Voltar

Saúde

Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio está no terreno

Saúde

Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio está no terreno


Está no terreno, desde o passado dia 10 de setembro, a Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio e tem como propósitos “mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, aumentar a literacia em saúde mental e lutar contra o estigma e incentivar ao pedido de ajuda às pessoas em risco para reduzir o número de suicídios em Portugal.”

“O documento orientador da campanha não é novo, ou seja está feito desde 2012, mas ficou na gaveta, devido à entrada da troika em Portugal, e deveria ter sido aplicado de 2013 a 2017. Mais tarde em 2018, quando Miguel Xavier foi nomeado para o Plano Nacional para a Saúde Mental ficou decidido reativar este documento. O lançamento oficial da campanha deveria ter ocorrido em abril deste ano, mas devido à pandemia sofreu novamente atrasos e foi lançado apenas a 10 de setembro passado”, revelou à Voz da Planície Ana Matos Pires. A assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS esclareceu, ainda, que “o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio está no terreno”, que as diferentes ações que o mesmo contém “são concretizadas no decorrer deste ano” e explicou como.

Ana Matos Pires identificou, igualmente, quais são “os cinco aspetos com os quais o Plano Nacional para a Saúde Mental se comprometeu a cumprir no âmbito da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio”.

Recorde-se que “o suicídio, na forma conseguida ou tentada é um problema de saúde pública que representa um grande desafio em todo o mundo. Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica.” 


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.