Voltar

Saúde

Câmara de Aljustrel exige médicos de família no concelho e quer reunir com o Ministério da Saúde

Saúde

Câmara de Aljustrel exige médicos de família no concelho e quer reunir com o Ministério da Saúde

A Câmara de Aljustrel reuniu-se com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para dar conta do agravamento das respostas em saúde neste concelho, exigindo médicos de família e reunião com o Ministério.

O Município defende “o atendimento médico 24 horas por dia em Aljustrel, serviços de exames a funcionar e um Centro e extensões de Saúde dotados de recursos humanos e técnicos que respondam às necessidades das populações, não as obrigando a deslocar-se para resolver problemas que poderiam ser supridos nas suas próprias localidades”.

Quer, também, que “cada habitante do concelho tenha acesso a médico de família. É inadmissível que tal não aconteça e é especialmente grave que o número de habitantes sem cobertura de médico de família, em Aljustrel e nas freguesias, tenha, inclusive, aumentado exponencialmente nos últimos tempos. Neste momento, praticamente uma em cada três pessoas não tem acesso a médico de família”.

Para resolver as questões da saúde no concelho, a Câmara de Aljustrel sugere que seja reativado “o serviço de apoio à periferia”, que “sejam estimulados os estágios tutelados de médicos estrangeiros” e que seja feita “uma avaliação prévia pela Ordem dos Médicos dos cursos de Medicina em universidades estrangeiras, acelerando-se o processo de reconhecimento dos mesmos”.

O Município afirma que vai continuar a debater-se pela resolução destes problemas e lembra que tem em “discussão pública o Projeto do Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos no Concelho de Aljustrel, que prevê a atribuição de apoios à aquisição e aluguer de habitação e deslocação de médicos” para este território”.    

Solicitou, ainda, a Câmara de Aljustrel uma reunião, com caráter de urgência, ao Ministério da Saúde, de modo a que, “em conjunto com a tutela, seja possível encontrar as soluções que melhor sirvam os interesses dos habitantes do concelho”.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.