De acordo com o IPMA, o aviso amarelo - o menos grave de uma escala de três - estará ativo a partir das 12h00 desta sexta-feira, 4, em Beja, Faro, Setúbal e Lisboa, evoluindo para laranja - o segundo mais grave - em Setúbal e Lisboa a partir de sábado, 5, prolongando-se pelo menos até à meia noite de domingo, 6.
Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (C), na Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real, e os 19ºC em Faro.
No que se refere às temperaturas máximas, no distrito de Beja, segundo o IPMA, podem atingir no sábado, 5, os 38 graus e no domingo, 6, os 42 graus.
Há um conjunto de cuidados a ter para se proteger dos chamados “golpes de calor”. A médica de saúde pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Sara Duarte, recorda, na Voz da Planície, o que se deve fazer, pedindo atenção redobrada com crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas.
Por causa do tempo quente, pois estão previstas para os próximos dias temperaturas acima dos 40 graus no distrito de Beja, a médica Sara Duarte lembrou a recomendação de "especial atenção aos mais vulneráveis ao calor", aconselha que "os doentes crónicos, ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas, sigam as orientações do médico assistente ou da linha SNS24" e sugere "o contacto e acompanhamento de idosos, e outras pessoas, que vivam isoladas, garantindo a hidratação e permanência em ambiente fresco".
Recomenda, igualmente, a médica de saúde pública, Sara Duarte, cuidados especiais, como "evitar esforços físicos no exterior e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, além do uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30, a cada duas horas, e após banhos de praia e piscina."
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com