Voltar

Economia

Bruxelas alerta para pressão no poder de compra em Portugal por créditos com juro variável

Economia

Bruxelas alerta para pressão no poder de compra em Portugal por créditos com juro variável

Portugal é um dos países da zona euro em que as famílias podem sofrer perdas de poder de compra devido à subida das prestações dos créditos à habitação, pois existe uma predominância de empréstimos com taxas variáveis, alertou Bruxelas.

“Alguns países com uma grande percentagem de empréstimos à habitação com taxas variáveis, como a Finlândia, Portugal, Chipre e os países bálticos na zona euro e a Suécia, Polónia, Roménia e Bulgária no resto da UE, podem sofrer perda no rendimento discricionário das famílias, com possíveis efeitos indiretos sobre o consumo”, adverte. De acordo com os dados do Banco de Portugal (BdP), em dezembro de 2022, 90 por cento do “stock” de empréstimos à habitação tinha sido contratado com taxa de juro variável.

“Olhando para o futuro, espera-se que os preços das casas na União Europeia (UE) estabilizem em termos nominais neste ano e no próximo, com variações persistentes entre os países”, refere.

Contudo, salienta que “embora o aumento das taxas de juro dos créditos à habitação deva pesar ainda mais sobre a procura de habitação, prevê-se que a oferta de habitação continue limitada na maioria dos países da UE, o que limita o potencial de uma queda generalizada dos preços da habitação”, assinala.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.