O Município de Beja, através da sua Biblioteca Municipal, é membro fundador da Rede de Biblioteca José Saramago, criada oficialmente em 2019, e como tal parceiro oficial da Fundação Saramago nestas comemorações que vão decorrer até ao final do ano de 2022. A Biblioteca Municipal de Beja José Saramago foi a primeira biblioteca do país a quem o escritor quis dar o seu nome, logo em novembro de 1998, exatamente um mês depois de ter recebido o Prémio Nobel da Literatura.
Hoje, em Beja, celebra-se esta data com as atividades: Leituras Encenadas – História do Cerco de Lisboa, por Pedro Lamares, no Pax Julia, às 21.00 horas e a exposição a Grande e Ardente Terra do Alentejo, uma viagem com José Saramago, de Cabrita Nascimento, às 19.00 horas, na Biblioteca de Beja.
Em Odemira, a data é celebrada “Lendo SARAMAGO”, pelas 18.00 horas, no Espaço CRIAR, atividade promovida pela Biblioteca Municipal. Neste caso é dinamizada uma apresentação da obra de José Saramago através da leitura de excertos de diferentes livros do autor, pela atriz Sónia Barradas e pelo grupo Bocados Brutais. O público participante será também convidado a visitar a exposição de pintura “Saramago Mediterrâneo”. Há também a exposição de artes plásticas “Saramago Mediterrâneo” para visitar, de segunda a sexta-feira, no Espaço CRIAR, na Travessa do Miradouro, em Odemira. A exposição integra a programação do Festival Sete Sóis Sete Luas e conta com a participação de 41 artistas de vários países da Rede Sete Sóis Sete Luas (Marrocos, Cabo Verde, Portugal, Itália, Espanha, França) que colaboraram com o Festival durante os seus 29 anos de existência, que foram desafiados a criar na tela uma homenagem a José Saramago.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com