Voltar

Cultura

Biblioteca de Serpa sugere exposição sobre Manuel da Fonseca

Cultura

Biblioteca de Serpa sugere exposição sobre Manuel da Fonseca

A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa tem patente ao público uma exposição biobibliográfica sobre Manuel da Fonseca. A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Serpa e pelo Museu do Neo-Realismo. Pode ser visitada até ao dia 30 deste mês.

O horário e dias de visitas à exposição são os seguintes: de terça-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

Alguns dados biográficos de Manuel da Fonseca:

“Manuel da Fonseca nasceu em 1911, em Santiago do Cacém, e faleceu em Lisboa, em 1993. Considerado o pioneiro da poesia neorrealista, era um extraordinário contador de histórias, qualidade que melhor expressou na escrita de contos, romances e crónicas, convertendo-se rapidamente numa das figuras maiores da literatura portuguesa do século XX.

Iniciou o percurso literário no fim dos anos 30, com a publicação em vários periódicos ligados à oposição ao Estado Novo. O seu primeiro livro, “Rosa dos Ventos”, publicado em 1940, foi considerado pela crítica um exemplo de renovação poética no panorama das letras portuguesas.

Contudo, a essência lírica e sensível da sua obra, da poesia à ficção, não nega as bases realistas e muitas vezes dramáticas, de um olhar crítico.

As histórias dos livros de contos “Aldeia Nova” e “O Fogo e as Cinzas”, embora situadas no Alentejo, tal como “Cerromaior” e “Seara de Vento” – consideradas obras-primas do romance moderno –, apresentam o carácter universal da condição humana, o que contribuiu para o seu reconhecimento pela crítica e pelos leitores, suscitando o interesse da indústria cinematográfica.

Manuel da Fonseca, autor exímio, teve uma vida literária longa, que refletiu o seu carácter e os valores de uma atitude participativa, inconformada e corajosa em termos cívicos e políticos, que são lembrados nesta exposição.” Publicada pela Câmara Municipal de Serpa.


PUB
PUB
PUB

Festivais

Festival Termómetro passa por Odemira

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.