Voltar

Sociedade

Biblioteca de Alvito assinala 40 anos com quatro dias de festa

Sociedade

Biblioteca de Alvito assinala 40 anos com quatro dias de festa

Apresentações literárias, sessões de contos, exposições, espetáculos musicais e uma feira do livro são alguns dos destaques do programa comemorativo do 40.º aniversário da Biblioteca Municipal de Alvito, que hoje se iniciam.

As comemorações dos 40 anos da Biblioteca Municipal de Alvito arrancam esta quinta-feira, 20, e prolongam-se até domingo, revelou a Câmara Municipal em comunicado.

Para assinalar a data, a biblioteca tem patente, entre os dias 20 de abril e 31 de maio, uma exposição temática, “onde serão relembrados alguns dos momentos marcantes na história” do espaço.

A mostra recorre a “registos fotográficos que constatam a dinâmica de atividades e os serviços disponibilizados, ao longo de quarenta anos, neste concelho”, acrescentou a autarquia.

Também patente na Biblioteca Municipal, e até domingo, vai estar a exposição “A Fábrica de Imagens”, de Alain Corbel, tendo por base ilustrações do autor em livros de escritores portugueses, “assim como imagens mais pessoais realizadas desde a sua recente instalação no Alentejo”. 

O ilustrador bretão vai estar em Alvito, na sexta-feira, para dinamizar os ateliês “O Universo do papel cortado”, às 14h00, e “De tudo se faz uma imagem”, pelas 15h30, este último a repetir no domingo.

O programa começa esta quinta-feira, com duas sessões de histórias dinamizadas por Elsa Serra, de manhã, enquanto pela tarde tem lugar a oficina “Cantando espalharei”, com a encenadora Gisela Cañamero e baseada nos poemas de Luís de Camões.

Para sexta-feira está prevista a apresentação do livro "Tomás, um aluno top", com a presença do autor, Hélder Rosado, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação entre a autarquia e o Agrupamento de Escolas de Alvito, para ser criada a Rede de Bibliotecas de Alvito.

A sessão “Histórias cantadas e dançadas”, com Elisa Rosado e Ana Rita Santos, marca o início do programa no sábado. Neste dia será ainda apresentado o livro "O Marquês Barão de Alvito", de Alexandra Forjaz, e terá lugar o espetáculo de conto, poesia e música “Paz, Poetas e Pombas”, de Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, que evoca a obra de José Afonso.

As comemorações dos 40 anos da Biblioteca Municipal de Alvito terminam no domingo, com o espetáculo de marionetas “As minhas mais”, de Manuel Dias, e a apresentação da antologia "Poetas do Alentejo".

A fechar a iniciativa, a contadora de histórias Cristina Taquelim e as músicas Celina da Piedade e Ana Santos apresentam “Vai de Centro ao Centro”, um espetáculo “onde se partilham memórias, cantigas e histórias com idades maiores”.

A Biblioteca Municipal de Alvito começou a funcionar em 1983, num edifício da atual Conservatória do Registo Civil, Predial e Cartório Notarial.

Em 2004, fruto de um contrato-programa estabelecido entre o município e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, passou para as atuais instalações, num projeto a cargo dos arquitetos Nuno Gomes da Silva e Eugénio Castro Caldas.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.