A empresa Gr4Pt é especializada em instalação e gestão de infraestruturas relacionadas com o ciclo integral da água e tem agora a tarefa de concretizar as obras de ligação da Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Magra, em Salvada, ao reservatório dos Falcões, em Beja, ganhando assim a cidade, no espaço de um ano, uma segunda conduta para abastecimento.
O ato de assinatura do contrato decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja.
Neste contexto, o autarca de Beja frisou que esta “é uma boa notícia e das mais importantes nos últimos meses para a cidade”. Explicou, que esta possibilidade permite que a cidade “passe a ser abastecida por duas condutas, ou seja em caso de avaria, ou manutenção urgente de uma delas, o abastecimento à população fica sempre garantido”. Paulo Arsénio acrescentou que esta “é uma obra estruturante, que aumenta a capacidade de reserva de água que serve a cidade, permitindo ter alguma tranquilidade e fazer face a períodos com menos recursos hídricos, como os que se viveram em 2022”.
O investimento nesta obra é de cerca de três milhões de euros e da responsabilidade da Águas Publicas do Alentejo. Os trabalhos deverão começar dentro de dois meses e o prazo de execução é de, sensivelmente, um ano.
Francisco Narciso, presidente do Conselho de Administração das Águas Públicas do Alentejo, sublinhou ser “fundamental ter uma situação alternativa à atual conduta, a da Atalaia, que abastece a cidade de Beja, para que numa situação de falha a população não fique sem o normal abastecimento de água".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com