A exposição “Memória e Mitos – O Touro na obra de Jorge Vieira”, promovida pela Câmara de Beja para comemorar o centenário do escultor, vai ser prolongada até ao dia 17 de junho, divulgou o Município.
“Na base desta decisão, está o sucesso e a boa crítica que a exposição tem recebido do público e da comunicação social”, explicou a autarquia, indicando que a mostra terminaria neste sábado.
Patente no Centro de Arqueologia e Artes de Beja, acrescentou, a exposição apresenta ao público “uma belíssima coleção de touros de um dos nomes maiores da arte portuguesa do século XX, Jorge Vieira”.
A exposição “Banda Desenhada Portuguesa – Um Olhar Sobre as Coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja” vai ser inaugurada, este sábado, dia 18, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa.
A mostra, a inaugurar às 15h00, vai contar com obras de António Gomes de Almeida, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jayme Cortez, Jorge Magalhães, José Ruy, Miguel Rocha e Vítor Péon, e estará disponível para visita até ao dia 18 de maio.
Trata-se de “um bom exemplo da produção artística através dos tempos, nesta área, ao mesmo tempo que permite um vislumbre sobre o riquíssimo acervo do Museu da BD”, destacou o Município de Beja, indicando que a exposição pode ser visitada pelo público até dia 18 de maio.
“O Sal das Palavras", da autoria de Francisca Graça, é o título do livro de poesia que vai ser apresentado na Biblioteca Municipal Doutor Palma Caetano, em Vidigueira, este sábado.
A sessão está marcada para as 15h30, e a apresentação da obra vai ser conduzida por Joaquim Teixeira.
Em Castro Verde “Os Sonhos Que Seguram o Mundo” voltam à cena hoje, às 21h30, no Cineteatro Municipal, produzidos pela Associação Sénior Castrense.
É dada voz às palavras de José Saramago, trazendo à cena algumas das personagens dos seus romances “Memorial do Convento”, “Levantado do Chão” e “Ensaio sobre a Cegueira”, do livro “Viagem a Portugal” e da crónica “Carta a Josefa, minha Avó”. Um espetáculo que envolve a comunidade, reunindo em palco mais de 80 pessoas, que contará com a participação do teatro da Bela Companhia, das vozes do Coro Polifónico de Castro Verde, do cante alentejano do Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde” e música de alguns convidados.
Em Odemira hoje, às 16h00, é promovido um Encontro de Cante Alentejano, na aldeia de Amoreiras-Gare, Freguesia de São Martinho das Amoreiras, no interior do concelho de Odemira, com o objetivo de assinalar o 25.º aniversário do Grupo Coral Vozes Vozes Femininas de Amoreiras-Gare.
Também às 16h00, na Biblioteca José Saramago de Odemira é apresentado “Manuel, Uma Homenagem Poética à Infância D’outros Tempos” (espetáculo infantil), uma homenagem poética à infância que os meus pais viveram em Portugal, trabalhando e sonhando, erguendo-se antes do nascer do sol para ir pastar o gado.
A Miso Music Portugal, em parceria com o Município de Odemira, vai desenvolver uma série de eventos e projetos de criação cultural no concelho, com uma programação organizada em ciclos temáticos, a decorrer entre os meses de março e dezembro, e que se inicia com o ciclo de recitais “Música através do tempo”.
O primeiro momento está agendado para este sábado, pelas 21h30, na Igreja da Misericórdia, em Odemira, com um recital de Canto e Piano com Camila Mandilo (soprano) e João Casimiro de Almeida (piano). Este recital terá apresentação e comentários por Miguel Azguime. Este recital que se integra no Ciclo “Música através do tempo” traz a Odemira um programa que se estende do século XVI ao século XXI, numa viagem musical com obras de Monteverdi, Händel, Mozart, Schubert, Brahms, Duparc, Mahler, Lacerda, Manuel de Falla, Poulenc, Lopes-Graça, Bernstein, Crumb e Azguime.
Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Odemira promove, a partir de hoje e até 20, e pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa “Vamos plantar!” através da qual serão oferecidas à população e escolas do concelho árvores autóctones, com vista à sensibilização para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos.
A iniciativa decorrerá no espaço dos Viveiros Municipais, em Boavista dos Pinheiros, nos dias 18, 19 e 20 de março, no período entre as 10h00/12h00 e as 14h00/16h00.
Serão oferecidas cerca de mil plantas à comunidade, mediante inscrição, sendo disponibilizadas várias espécies, desde sobreiro (quercus suber), carrasco (quercus coccifera), pinheiro manso (pinus pinea), medronheiro (arbutus unedo) e alecrim (rosmarinus officinalis).
Os interessados devem formalizar a sua inscrição on-line através de formulário disponível em www.cm-odemira.pt/p/vamosplantar até ao dia 17 março, sendo a iniciativa dirigida a maiores de 18 anos e limitada ao stock existente. Será oferecido o máximo de 5 plantas por inscrição.
Realiza-se neste sábado, dia 18, igualmente, pelas 17h00, na Igreja Matriz de Pavia, no concelho de Mora, um concerto de piano, com o qual se encerra uma Residência Musical de um grupo de jovens músicos japoneses. Esta iniciativa resulta de uma colaboração cultural entre a pianista Maria João Pires, o Monte da Bela Raposa, situado em Pavia, onde decorreu a Residência e a Junta de Freguesia de Pavia.
Neste concerto actuarão os alunos japoneses que se inscreveram na Residência Musical, estando igualmente prevista em dois momentos a intervenção da própria Maria João Pires, bem como do pianista brasileiro Cláudio Soares.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com