Em Beja pode ver esta noite, às 21h30, mais uma peça de teatro integrada no programa do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), organizado pelas Lendeas d’Encantar.
Hoje a proposta vai para “Hanami. La belezza de la existência”, no Pax Julia -Teatro Municipal. Trata-se da apresentação da companhia Hanami, no FITA 2023, ou seja, a proposta do país convidado deste ano, o Uruguai.
A Casa do Povo de Pias, no concelho de Serpa, e o grupo Trilhos d`as Pias montaram um Jordão, na Casa do Povo, em honra de São João, que está patente ao público até dia 30 deste mês.
“Pias é a única localidade no País que mantém esta tradição viva. O Jordão é feito numa casa com cerca de vinte metros quadrados aproximadamente. A casa é forrada de folhas de faias e o chão forrado a tábua. O altar é revestido a alecrim e erva-cidreira, obrigatoriamente com murta e uma cana verde. Na frente, altar, é colocada a imagem de São João Baptista e um lago improvisado onde as crianças e os adultos molham as mãos para salpicarem as suas próprias cabeças, molhar a testa. Na mesa do lado, está o candeeiro de cobre, iluminado com azeite, um mealheiro e as velas oferecidas pelos visitantes.
A montagem do Jordão obedecia a uma crença, que era um meio de pagamento de promessas. Estas eram feitas no tempo da guerra colonial, se os seus filhos voltassem e com saúde dessa mesma guerra. Há mais de cem anos de conhecimento da tradição, que em Pias se cumpre com a realização do “Jordão”. As quadras cantadas no Jordão, mantém-se até ao São Pedro, cantadas por grupos que visitam os Jordões existentes na vila. Por fim uma quadra/missa em ação de graças a São João Baptista, para agradecimento da promessa. “Ó Baptista, ó Baptista, / Não te esqueças! / Que este Jordão foi armado /Para pagar uma promessa.”
Em Ferreira do Alentejo, a exposição “Casas no Alentejo” é inaugurada esta tarde, pelas 18h00, na Universidade Popular, edifício do Centro Cultural Manuel da Fonseca. Este será também o momento do Lançamento da Revista Casas Internacional - Casas no Alentejo.
Casas no Alentejo é uma iniciativa da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (OASRALT) que pretende, através de uma exposição local e de uma publicação internacional impressa, dar visibilidade a obras de habitação unifamiliar de referência na região e respetivos arquitetos, contribuindo para a promoção da qualidade arquitetónica, como legado cultural.
A exposição “Casas no Alentejo”, que foi inaugurada em outubro de 2022 na Igreja do Salvador, em Évora, continua o seu itinerário pelos municípios do Alentejo.
A inauguração da exposição antecede o lançamento da revista “Casas Internacional-Casas no Alentejo”, que terá lugar pelas 18h30, no mesmo local.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com