Começamos por Beja que sugere para a manhã deste sábado, 6 de maio, um desfile de grupos corais, a partir das 11h00. A organização é da responsabilidade do Centro Unesco e amanhã acontece o primeiro desfile, realizando-se mais dois, nos dias 20 e 27 deste mês.
Hoje o desfile é com os grupos corais Misto Searas ao Vento da Aldeia da Trindade, Juvenil e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, de Baleizão e os das Moças e Moços da aldeia de Cabeça Gorda. O desfile começa nas Portas de Mértola e termina no Jardim do Bacalhau.
Também amanhã, bem cedo, às 08h30, e com saída marcada para a Piscina Coberta de Beja, realiza-se mais uma iniciativa, da Câmara de Beja, que sugere o passeio “A última Morgada”, organizado em parceria com a Junta de Freguesia de São Matias.
“O percurso proposto levar-nos-á a percorrer os campos de São Matias, mais propriamente em Monte da Apariça, onde poderemos caminhar na extensão de planície dedicada às oliveiras, mas também à criação de bovinos e suínos. No entanto, o principal propósito será contar um pouco da história, do Morgado ou Morgadio da Apariça e da família dos Cabo Arce, que se tornaram proprietários da Apariça no final do século XVIII, depois da «liberalização» na política de posse das propriedades régias”, explica a organização.
No Pax-Julia - Teatro Municipal de Beja, neste sábado à noite, às 21h30, o espetáculo é com João Gil e os Caixeiros-Viajantes, um coro dirigido por António Caixeiro.
Em Cuba termina hoje, 5 de maio, a Feira do Livro que tem estado a decorrer desde o passado dia 3, na Biblioteca Municipal.
O certame propõe uma série de atividades que vão desde a leitura de contos, a apresentações de livros, exposições e momentos musicais.
Sublinhe-se ainda que, à semelhança das últimas edições da Feira do Livro, o Município volta a oferecer a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo um "vale", que poderá ser trocado por um livro, ou utilizado como desconto, caso o valor do artigo seja superior ao valor do vale.
Em Almodôvar começa hoje, para se prolongar até domingo, o Mercado Medieval.
"O Mercado Medieval de Almodôvar tem o objetivo de atrair público que se identifica com este género de iniciativas e, consequentemente, mais turistas para o concelho de Almodôvar, o que dinamiza o comércio, a hotelaria, a restauração e a economia local e regional", refere a nota de imprensa.
O XII Mercado Medieval de Almodôvar é promovido pela Câmara Municipal de Almodôvar e conta com Mercado de Rua, Cortejo Régio, Arruadas pelas Ruas e Praças do Burgo, Teatros de Fogo, Danças e Folguedos, Torneios de Armas a Cavalo, Trovas e Cantigas de Amigo, Espetáculos de Cetraria e Comeres e Beberes da Dieta Mediterrânica.
Ao longo do evento há ainda animação itinerante, recriações históricas e artes performativas, personagens, música a danças da época Medieval.
As entradas são gratuitas.
A OlivoMoura 2023 está de regresso com o Congresso Nacional do Azeite e a Feira Nacional de Olivicultura, marcado para hoje, 5 de maio, no Cineteatro Caridade de Moura.
A Feira Nacional de Olivicultura acontece entre os dias 11 e 14 de maio, no Parque Municipal de Feiras e Exposições, integram a 16.ª edição do certame.
Conforme avança a autarquia mourense este evento é feito “com a missão de divulgar um dos produtos de excelência do concelho, o azeite”.
A OlivoMoura é organizada pela Câmara Municipal de Moura, pelo Cepaal, ADEMO, Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Herdade da Contenda, AJAM, Associação Equestre de Moura, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Clube Mourense Amadores de Pesca e Caça Desportiva, Comoiprel, Escola Profissional de Moura, Escola Secundária de Moura e Polícia de Segurança Pública.
A 13 de maio têm lugar as Jornadas Técnicas XVI Olivomoura. Valorização das Variedades de Oliveira Portuguesas – Contributos dos Projetos Oleavalor e Gescertolive, dia 13 de maio, às 10:00h, no Auditório da Comoiprel.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com