Voltar

Política

Beja Consegue! com campanha, nas ruas da cidade, “Os bejenses precisam de saber”

Política

Beja Consegue! com campanha, nas ruas da cidade, “Os bejenses precisam de saber”

O Beja Consegue! lançou a campanha "Os bejenses precisam de saber". A mesma consiste na “distribuição de painéis publicitários por todo o concelho com questões já colocadas em reunião de Câmara e cujas respostas não aconteceram ou não foram claras”, explica nota de imprensa enviada à nossa rádio.

Todas as matérias identificadas nos painéis referidos, segundo o Beja Consegue!, são “determinantes para o desenvolvimento do concelho e pertinentes para os munícipes que abordaram o vereador desta coligação, no sentido de dar voz às suas preocupações”.

O Beja Consegue! avança, também, que ainda vão ser divulgados mais temas, dando conta dos que se podem encontrar, presentemente, nos painéis já distribuídos.

“O que já foi feito pela câmara para dinamizar a sério o aeroporto de Beja?” é um deles. Sobre este tema, o Beja Consegue! assegura que “ainda “não foram tomadas medidas, nem posições concretas por parte do presidente da Câmara, ou seja, não questionou o Governo, não desenvolveu medidas de atração de investimento, nem tão pouco avançou quais são as posições que se pretendam tomar no futuro”.

“Como estão a ser utilizados os 27 milhões de euros da estratégia local de habitação?” é mais uma das perguntas lançadas. No que diz respeito a esta questão, a nota de imprensa recorda que “houve grande preocupação, e urgência, na aprovação em 2021 da estratégia de habitação” e que se “continua sem saber exatamente o que se tem feito no processo de execução desta verba”. Lembra, ainda, que o Beja Consegue! propôs “a criação de um gabinete que trabalhasse exclusivamente este assunto e tal como em muitos outros assuntos a nossa opinião não foi ouvida. Passados quase dois anos somos obrigados a dizer que não se sabe quantas, e se foram, compradas casas no centro histórico, o que se passa nas requalificações, construções ou reabilitações”. Frisa, igualmente, que se a verba não for utilizada “terá de ser devolvida”.

“Onde está o projeto da Circular Sul?” é outra das perguntas. “Esta matéria foi a que fez o Beja Consegue! decidir-se pela abstenção na votação dos orçamentos municipais de 2022 e 2023, por considerar esta questão estruturante para o desenvolvimento do concelho”. É explicado que “esta circular permite a todos os bejenses ultrapassar o inferno diário que é atravessar a ponto sobre o caminho de ferro, junto à estação. Sobre esta questão, e até agora, nada vimos”.

“Para quando a construção do Fórum Romano?” faz parte, igualmente, das várias perguntas colocadas. A este propósito, o documento que chegou à Voz da Planície, sublinha que se “sabe da existência de um litígio entre a Câmara Municipal e o arqueólogo que tem reserva científica sobre o espaço, o que não permite a execução da obra. Mas onde está a capacidade de diálogo e de gerar pontes e entendimentos? Ainda por cima existe uma verba aprovada de mais de um milhão de euros, a fundo perdido, para que o projeto conheça a luz do dia”.

“E para quando a construção de uma casa mortuária e de um sintético em Albernoa?” outra matéria em destaque nos painéis. Neste caso, o Beja Consegue! refere que “a casa mortuária consta do projeto do Partido Socialista (PS), contudo, ainda não sofreu evolução neste mandato quando ele já está a meio. Não existe justificação possível para que esta obra não seja uma prioridade do executivo. Ou será que a obra terá início perto das próximas eleições?. Relativamente ao campo de futebol é por demais evidente que o trabalho feito pelo Futebol Clube Albernoense justifica a existência de um campo de jogos requalificado, com um relvado sintético”.

“Porque não se constrói o parque de campismo municipal de Beja em Beringel?”. Neste ponto é dito que “é desde sempre intenção do Beja Consegue! valorizar as freguesias ditas rurais. O parque de campismo de Beja tem pouca qualidade, está desadequado e geograficamente está desenquadrado. Não seria muito melhor utilizar o espaço para criar mais uma zona verde na cidade dotada de algumas infraestruturas como um Skate Parque, uma parede de escalada?. E não seria mais dignificante colocar o parque de campismo junto a um espelho de água, numa zona com boas acessibilidades?”.

“Para quando a requalificação da «mata» da Cabeça gorda?” sendo o “perímetro florestal da Cabeça Gorda um espaço verde de eleição, não se deveria intervir de forma a melhorá-lo e a dotá-lo de condições para que os habitantes da freguesia e do concelho possam dele usufruir, constituindo-se também um polo de desenvolvimento local?".

O Beja Consegue! termina referindo que "para além de questionarmos e criticarmos, apresentamos propostas para melhorar não só a qualidade de vida mas também e especialmente a atratividade do nosso concelho, mas temos muitas mais”.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.