O levantamento revela, também, que o concelho de Cuba registou uma descida no número de elementos da comunidade cigana e que nos restantes se verificou uma subida de 79%, sendo a mais acentuada no concelho de Beja, que tem 1399 ciganos. Moura tem 983 e Ourique não tem residentes da comunidade cigana.
Os dados resultam do trabalho realizado pelo Núcleo Distrital de Beja em parceria com a AMEC, a Associação dos Mediadores Ciganos e dizem que 17% da comunidade cigana vive em barracas e 13% em roullotes.
Para compor este levantamento foram visitadas todas as comunidades ciganas do distrito de Beja e constatado que há 288 alojamentos familiares não clássicos e 357 coletivos.
Quanto às condições que apresentam, 91% dos alojamentos possuí todas as condições, ou seja água, casa de banho com duche e aquecimento, assim como eletricidade. Uma percentagem superior à média nacional.
Há, ainda, no distrito 0,4% de alojamentos sem estas condições, que correspondem a 144 barracas e casas rudimentares de madeira.
A habitação social é outra realidade e no distrito corresponde a 697 fogos
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com