Voltar

Cultura

Beja celebra “palavra escrita, lida e cantada” na Feira do Livro 2023, de 19 a 25 de junho

Cultura

Beja celebra “palavra escrita, lida e cantada” na Feira do Livro 2023, de 19 a 25 de junho

Beja recebe, de 19 a 25 deste mês, a 2.ª edição da Feira do Livro, numa organização da Câmara Municipal com a Associação de Escritores do Alentejo (ASSESTA), Fundação José Saramago e Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Uma iniciativa que sugere uma vasta, e diversificada, programação cultural para estes dias.

As atividades desta iniciativa começam na próxima segunda-feira, 19 de junho, com iniciativas na Biblioteca Municipal e Centro Unesco. Já a partir do dia 21 de junho tem início a Feira do Livro, no centro da cidade - Portas de Mértola, Terreiro dos Valentes, Jardim do Bacalhau, Biblioteca Municipal José Saramago, Centro Unesco e Pax Julia - Teatro Municipal. Os livros “ocupam”, também, locais que têm estado encerrados e que abrem neste período, de que são exemplo o “Cortiço” e o espaço que recebeu, durante anos, as “Modas Fetal”.

Nesta edição há livros com mais de 70 selos editoriais nas diversas bancas, divididas por temáticas. Em 2023 existe, no Terreiro dos Valentes, um espaço de venda de livros dos autores da região, com sessões de autógrafos agendadas para os dias 24 e 25 de junho. De realçar que o programa de 2023 sugere, igualmente, a tertúlia de influenciadores digitais, dia 24 de junho, marcada para o Centro Unesco.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, frisa que "a Feira do Livro em 2023 apresenta-se com caraterísticas semelhantes à primeira edição", mas oferece "mais atividades ao dispor dos visitantes, ou seja, um conjunto de propostas paralelas ao programa principal que fazem toda a diferença".

Paulo Arsénio considera que "a Feira do Livro, continuando o caminho que tem feito até agora e realizando-se em anos ímpares, no mês de junho, pode vir a alcançar a projeção das Palavras Andarilhas, que decorrem em anos pares, no mês de agosto".

O programa da Feira do Livro de Beja, em 2023, tem como objetivo, entre outros, promover a convivência entre autores do território, nacionais e internacionais, a celebração dos centenários de Urbano Tavares Rodrigues, Natália Correia e Mário Cesariny, assim como a revelação do Roteiro Literário Mariana Alcoforado, que é lançado no dia 25 de junho.

Tertúlias, sessões de contos, lançamentos de livros, exposições, performances literárias/musicais são algumas das muitas propostas do programa cultural da Feira do Livro de Beja, que sugere, igualmente, a atividade “retratos escritos: o que te quero dizer” - um escritor, uma máquina de escrever frente a frente, para fazer um retrato escrito de quem por lá passar, no dia 25 de junho.

Nesta Feira do Livro de Beja marcam presença autores bem conhecidos, como são o caso dos angolanos Ondjaki - Prémio Literário Vergílio Ferreira 2023 e Prémio Literário José Saramago 2013 - e José Eduardo Águalusa - Prémio Internacional Dublin Literary Award 2017 e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como do brasileiro Rafael Gallo - Prémio Literário José Saramago 2022.

A cerimónia de inauguração da Feira do Livro de Beja, 2023, realiza-se no dia 21 de junho, às 18h30, segue-se o lançamento da quarta edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, com as presenças dos presidentes da ASSESTA, Luís Miguel Ricardo, e da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, assim como da diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Nesta data, 21 de junho, o auditório do Centro Unesco recebe Ondjaki, que vai estar à conversa com José Mário Silva, a partir das 21h30.

https://cm-beja.pt/pt/menu/1107/feira-do-livro.aspx



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.