Em 2025, e por decisão da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ), o slogan da ação é “Serei o que me deres... Que seja amor!”. Uma das ações contempladas passa por iluminar com a cor azul um edifício da nossa cidade, durante todo o mês de abril. Azul é a cor do laço, símbolo da campanha e passa a ser a uma das cores noturnas da Igreja da Misericórdia até ao final do mês.
A Campanha do Laço Azul teve início na Virgínia, nos Estados Unidos da América, em 1989, quando Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro como forma de expor à comunidade a trágica história de maus-tratos que a sua neta de 16 meses sofrera. Para esta avó, o azul representava a cor das lesões provocadas nos seus netos.
Esta campanha expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis no decorrer do mês de abril, em memória das crianças que morreram e também como de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com