Voltar

Política

BE exige do Governo uma decisão sobre reversão do hospital de Serpa para o SNS

Política

BE exige do Governo uma decisão sobre reversão do hospital de Serpa para o SNS


Referindo-se à perda de uma vida à porta das urgências do hospital de Serpa como “uma tragédia”, o Bloco de Esquerda (BE) exige do Governo uma “decisão sobre a reversão” desta unidade hospitalar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No requerimento enviado ao Governo, o BE refere que a “Misericórdia de Serpa tem a obrigação de garantir o funcionamento permanente deste serviço de urgência” e que “falhou, desrespeitando deliberadamente o acordo que tem com o SNS, provando não ser entidade credível para gerir um hospital”.

O documento do BE enviado ao Ministério da Saúde prossegue, referindo que “perante o fracasso da gestão da Santa Casa da Misericórdia o Governo do Partido Socialista (PS) tem mantido um acordo de gestão que está objetivamente a colocar em causa a saúde e a segurança da população”.

Neste requerimento, o BE condena o facto do ministro da Saúde “ter insistido na manutenção do acordo com a Misericórdia de Serpa até ao final de 2024, altura em que termina o acordo, ou seja, manter a gestão privada”.

Neste contexto, o Bloco exige o regresso “à gestão pública e ao SNS do hospital de Serpa”, sugerindo que seja realizado “um projeto de investimento e requalificação públicos” e perguntando “como justifica o Governo que se mantenha um acordo de gestão para esta resposta de saúde e população”.

“Como justifica manter em vigor uma privatização de gestão levada a cabo por um governo PSD/CDS?”. “Até quando vai o Governo aceitar esta situação de degradação e esta negação de direitos à população de Serpa?”. “Perante a tragédia de um utente que morreu sem assistência à porta das urgências do hospital de Serpa, que responsabilidades serão assacadas à Santa Casa da Misericórdia, que tinha a obrigação de ter este serviço em funcionamento?” são perguntas efetuadas, igualmente, no requerimento do BE ao ministro da Saúde.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.