Na passada terça-feira,
dia 9, por agendamento do Bloco de Esquerda, a Assembleia da República debateu
e votou vários projetos de Lei e de Resolução que “propunham travar a expansão
selvagem dos olivais e amendoais intensivos e superintensivos”, começa por
recordar o comunicado.
O BE apresentouum Projeto de Lei e, também, um Projeto de Resolução que propunha a suspensão das plantações destas culturas até à sua regulamentação, contudo “o rolo compressor do lóbi agrário – PS,PSD, CDS, IL, Chega - chumbou todas as propostas de diversos partidos”, aponta o documento do BE.
Em declarações à Voz da Planície Alberto Matos, da Coordenadora Distrital de Beja do BE, diz que “o alinhamento do PS com a direita, não constituindo novidade, é mais grave porque o partido do governo não apresentou alternativas nem permitiu que outras fossem discutidas na especialidade”.
“Para além de outros crimes ambientais e económicos”, o BE considera que “o lóbi agrário promove o trabalho escravo associado ao modelo antissocial de subcontratação de seres humanos pelo mais baixo preço, na mira do lucro máximo e imediato”. As declarações são de Alberto Matos.
“Manifestando total solidariedade para com os cidadãos indignados”, Alberto Matos salienta a importância da mobilização e da luta das populações, “que já está a acontecer”, contra a expansão das “monoculturas” e sublinha, recordando o “Direito da Resistência” consagrado na Constituição da República, que “a resistência das populações, essa não falha”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com