Recorde-se que a instalação dos órgãos autárquicos da União das Freguesias (UF) de Beja de Salvador e Santa Maria da Feira foi realizada a 14 deste mês, altura em que tomaram posse os eleitos das três forças políticas vencedoras, 6 do PS, 4 da CDU e 3 do Beja Consegue!. Não houve contudo, consenso na constituição do Executivo. Foram feitas duas propostas, ambas rejeitadas e marcada nova Assembleia de Freguesia, que se concretiza nesta quinta-feira.
António Ramos apresentou duas propostas de constituição de Executivo, que deve ter 5 elementos, um presidente, um secretário, um tesoureiro e 2 vogais. A primeira tinha 5 eleitos do PS e foi rejeitada por 7 votos contra e 6 a favor. A segunda tinha Francisco Caixinha, número um da lista da CDU, na sua constituição e foi, igualmente, rejeitada com votação idêntica à anterior. Perante este cenário, António Ramos decidiu não fazer mais propostas, decretou o encerramento dos trabalhos da Assembleia de Freguesia e marcou nova reunião do órgão para amanhã.
Se não houver entendimento corre-se o risco de haver eleições intercalares para esta UF da cidade.
Em nota de imprensa, que foi efetuada na altura da primeira reunião, os eleitos do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia em causa diziam que, até ao dia de amanhã, iriam "procurar ultrapassar as dificuldades existentes e garantir a retoma do normal funcionamento da Junta de Freguesia e a proteção dos interesses dos nossos concidadãos."
Lembramos, ainda, que há quinze dias a Voz da Planície falou com o número um da CDU e Francisco Caixinha deixou claro, naquela altura, que a Coligação não quer integrar o Executivo desta UF, nem considera que o mesmo deva ser constituído apenas com elementos do PS e que por isso mesmo, votou contra as duas propostas apresentadas.
A
Voz da Planície chegou à fala também, no passado dia 15, com Hugo
Carulo, que encabeça a lista do Beja Consegue!. Hugo Carulo
esclareceu, naquela data, que se votou contra os dois executivos
propostos porque não foi dada a possibilidade a esta força política
de os integrar e porque entende que o mesmo deve ser o reflexo das
várias forças políticas a quem a população decidiu votar.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com