Voltar

Política

Autárquicas 2021: PS volta a ganhar a Câmara de Beja

Política

Autárquicas 2021: PS volta a ganhar a Câmara de Beja


Paulo Arsénio continua, até 2025, à frente dos destinos do concelho mas sem maioria. Os socialistas voltaram a ganhar a Câmara, mas perderam, por dois votos, a maior União de Freguesias de Beja, a de Santiago Maior e São João Baptista. Nuno Palma Ferro elegeu-se vereador, recuperando este lugar para o PSD, que concorreu coligado com mais quatro forças políticas, perdido há 12 anos. 

No concelho de Beja, a força política vencedora foi o PS, com 39,14 por cento, correspondente a 6 336 votos, seguido da CDU, com 32.84 por cento, percentagem correspondente a 5 317 votos. O Beja Consegue! obteve 18,53%, ou seja 3 000 votos. Na Câmara de Beja, o PS ganha em votos à CDU, mas perdeu a maioria e vai ter de governar nos próximos quatro anos, com um Executivo composto por 3 vereadores do PS, 3 vereadores da CDU e 1 do Beja Consegue!.

As outras duas candidaturas a Beja não obtiveram votação suficiente para eleger vereadores, na medida em que o BE só conseguiu 1,69 por cento, 274 votos e o CHEGA ficou com 5,44 por cento, o que significa 880 votos.

Paulo Arsénio é reconduzido no cargo. Diz que não conseguiu um dos objetivos, que era eleger o quarto vereador, mas conseguiu o segundo, ou seja ficar com mais freguesias do que a CDU neste ato eleitoral. Frisou também que esta configuração de Executivo obriga a mais responsabilidade por parte da oposição.

Vítor Picado, o cabeça de lista da candidatura da CDU à Câmara de Beja, referiu que este não foi o resultado que se esperava, comprometeu-se a respeitar os votos confiados à Coligação, no sentido de tudo fazerem, nesta nova realidade em prol do concelho e agradeceu a todos os que se envolveram na campanha e que apoiaram a Coligação Democrática Unitária.

Nuno Palma Ferro não ficou satisfeito com os resultados obtidos, apesar de ter sido eleito vereador. Justificou a sua resposta com o facto, de eleições ter colocado como meta os 2 vereadores. Assegurou contudo, que o concelho pode contar com o seu melhor para resolver as questões do território.

O PS também ganhou em Beja, na Assembleia Municipal, ficando com 37,86 por cento dos votos e 9 eleitos, seguido da CDU, com 33,00 por cento dos votos e 8 eleitos. O Beja Consegue! conseguiu 17,64 por cento dos votos e 4 eleitos. O BE deixa de ter representação na Assembleia Municipal de Beja.

No que se refere a Assembleias de Freguesia, o PS ficou com 7. Nas freguesias da cidade manteve a de Salvador e Santa Maria da Feira, mas perdeu a de Santiago Maior e São João Baptista, por dois votos, para a CDU. Miguel Ramalho regressa à liderança desta União de Freguesias, a maior de Beja, para governar com 5 eleitos da Coligação, 5 eleitos do PS e 3 do Beja Consegue!. Miguel Ramalho admitiu que esperava que a CDU ganhasse mas com uma votação mais expressiva e prometeu empenho na implementação de um programa pensado para o bem da população.

Nas freguesias rurais, o PS ficou com 6 e a CDU com 4. O PS retirou à CDU a União das Freguesias de Salvada e Quintos e a de Santa Vitória e Mombeja. E venceu, ainda, em São Matias onde governou nos últimos quatro anos o movimento Por São Matias com Todos, que não foi a votos este ano por ter visto rejeitada a lista que apresentou por não cumprir a lei da paridade. No concelho de Beja com 28.777 inscritos votaram 16.190, ou seja 56,26%.

No âmbito da CIMBAL, à qual não pertence Odemira, e onde voltou a ganhar o partido socialista, o PS ficou com 9 autarquias e a CDU com 4. O PS retirou a Câmara de Alvito à CDU e manteve Beja, Castro Verde, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira, Ourique e Almodôvar. A CDU manteve Cuba, Vidigueira e Serpa e recuperou Barrancos, que em 2017 ficou com o PS.

Neste resultado, o PSD, que concorreu coligado em muitos concelhos do distrito, esperava mais em Almodôvar, mas ficou satisfeito com a votação que conseguiu nas duas Uniões de Freguesia da cidade e com a eleição de 2 vereadores em Ourique, onde concorreu Gonçalo Valente, o presidente da Distrital laranja.

O CHEGA não ganhou a votação expressiva que pediu no concelho de Beja, mas conseguiu ficar com eleitos nos Executivos, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia dos concelhos de Moura e Serpa. 


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.