Numa iniciativa onde Nuno Palma Ferro, não deixou de referir que “dos outros temos 40 anos e sabemos com o que contamos”, apontou para a “vitória”, passando em revista um Programa Eleitoral que foi “o resultado do trabalho de 60 pessoas, divididas em grupos pelas mais diversas áreas, e da audição feita a 80 instituições, entidades e pessoas individuais”. Deixou claro que este “não é um programa fechado” e que “pode ser atualizado até ao dia 26”. Clarificou, também, que “pensa Beja a 30 anos”, saindo dos “círculos eleitorais de quatro anos”.
São oito os pilares em que assenta o Programa Eleitoral do Beja Consegue!. O 1º, o “Beja – um concelho amigo do investimento” tem patente, segundo Nuno Palma Ferro, o facto de se pretender fazer deste um concelho atrativo para o investimento, mudando o paradigma do papel do presidente da Câmara, pois “deve ser o embaixador da região”:
Deu, também, Nuno Palma Ferro, muita importância ao 2º pilar. Neste, que é “Beja – um concelho para os jovens”, o candidato quer, através da Estratégia Local de Habitação, garantir a fixação desta faixa etária com incentivos nesta área e identificou os mesmos:
No 3º pilar, o “Beja Smart City – um concelho para amanhã”, esta candidatura pretende fazer ligações condignas à cidade, privilegiando, entre outros aspetos, a “construção da Circular Sul para otimizar a entrada/saída da Cidade, na zona da Quinta d’El Rei na direção de Serpa”.
No 4º pilar, o “Beja – qualidade de vida”, Nuno Palma Ferro deixou uma referência particular às questões da saúde, realçando ser “inadmissível não existir uma Unidade de Cuidados Continuados” e a indicação da existência de outras propostas, tal como nas anteriores, neste pilar, convidando à visualização, e leitura detalhada, do programa no portal inaugurado ontem, em www.bejaconsegue.com.
Quanto ao 5º pilar, o “Beja – inclusiva” referiu que há questões para resolver no que se refere à comunidade cigana e aos imigrantes, mas não sem “a ajuda de programas de apoio nacional”. Articulação com diversas entidades e o ensino da língua portuguesa são intenções que constam deste pilar.
No 6º pilar, o “Beja – acolhedora”, reativar o Posto de Turismo, mantendo o do Castelo e criar uma aplicação que permita saber o que se pode visitar em termos virtuais são algumas das propostas que são avançadas.
No 7º pilar, “Beja – um território sustentável”, Nuno Palma Ferro relevou a preocupação com as questões da higiene e da limpeza urbana, assim como a necessidade de se “investir e criar forma da cidade viver a ruralidade”, chamando a atenção para o facto, de considerar que este “afastamento deve terminar por fazer sentido ter orgulho neste aspeto que caracteriza as pessoas e o território”.
O 8º pilar, e último, “Pressionar os governos centrais”, foi o mote para dizer que é “preciso fazer este trabalho, todos juntos, no sentido de se conseguir a concretização dos projetos estruturantes: IP8 + autoestrada, aeroporto e ferrovia”:
Nuno Palma Ferro fechou a apresentação do Programa Eleitoral deixando a indicação de que “esta é uma candidatura para ganhar em Beja no dia 26 deste mês” e afirmando que “o voto útil é no Beja Consegue!”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com