Voltar

Política

Autárquicas 2021: No concelho de Beja CHEGA só vai a votos à Câmara e POR SÃO MATIAS COM TODOS sai da corrida

Política

Autárquicas 2021: No concelho de Beja CHEGA só vai a votos à Câmara e POR SÃO MATIAS COM TODOS sai da corrida


Depois do CHEGA e do movimento POR SÃO MATIAS COM TODOS terem visto listas apresentadas ao concelho de Beja, nas autárquicas 2021, rejeitadas pelo Tribunal da cidade recorreram ao Constitucional. Este Tribunal ditou que o Movimento sai da corrida, nestas eleições, e que o CHEGA só se apresenta a votos à Câmara de Beja. O CHEGA diz, em comunicado, que "respeita esta decisão", mas que "não concorda" com a mesma.

Leonel Rato, cabeça de lista do POR SÃO MATIAS COM TODOS, confirmou à Voz da Planície que o Constitucional indeferiu a candidatura deste movimento.

No caso do CHEGA foi enviado um comunicado à nossa redação onde, entre outros aspetos, é referido que “as listas à Assembleia Municipal de Beja e às Uniões de Freguesias da cidade, foram inviabilizadas”, pelo Tribunal Constitucional, “por alegadamente não cumprirem a lei da paridade.” É acrescentado que “dentro de alguns tribunais, funciona o partidarismo, a má vontade sobre quem não é da sua cor. Este é um país que funciona atabalhoado, que a lei e as listas aceites em tribunais a norte e de outros partidos são aceites e a sul complicam a vida e acabam por rejeitar, rejeitar e rejeitar. Apregoam a democracia, cravos ao peito, 25 de Abril sempre, mas depois, são os primeiros a complicar, tentar vetar e não deixar que a democracia funcione. Não percebem de que massa é feita o CHEGA, estes homens e mulheres que estavam nas listas à Assembleia e às juntas, vão estar ainda mais fortes, ainda mais revoltados com um sistema nauseabundo e que tresanda a corrupção e jogos de poder.”

No comunicado, o CHEGA envia, ainda, a sua “solidariedade ao Movimento Independente «Por São Matias com Todos», porque também eles foram impedidos de concorrer a estas eleições.” E diz, também, o documento, que o CHEGA vai estar na luta “pela Câmara Municipal” da capital de distrito, sabendo que é “uma pedra no sapato”, por ser “diferente e por querer realmente reerguer Beja.”

Recorde-se que as candidaturas do PS e da CDU ao concelho de Beja apresentaram listas a todos os órgãos autárquicos e que as mesmas cumprem todos os requisitos legais. Que o Beja Consegue! apresentou listas à Assembleia Municipal, Câmara, e às duas uniões de freguesias da cidade, cumprindo todos os requisitos legais igualmente. E que o BE apresentou listas à Assembleia Municipal, Câmara, às duas uniões de freguesias de Beja e às freguesias rurais de Nossa Senhora das Neves e de Santa Vitória e Mombeja, cumprindo todos os aspetos legais exigidos.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.